Senado convoca McDonald's e Burger King para explicarem publicidade enganosa
Representantes do Procon e da Anvisa também deverão ser convocados a audiência
A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado aprovou nesta 3ª feira (3.mai) um requerimento extrapauta, apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que convoca o McDonald's e Burger King para prestarem esclarecimentos sobre os casos de publicidade enganosa envolvendo os lanches McPicanha e Whopper Costela. A audiência foi agenda para as 14h do dia 12 de maio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Justificaram que têm o cheiro, queremos esclarecer esse assunto para que o consumidor saiba o que ele está pagando e para que as empresas dos tais sanduíches ?fakes? possam se pronunciar", afirmou Nelsinho Trad. Segundo o parlamentar, não imaginava existir um cheiro diferente entre picanha e costela. "Estamos em um momento da sociedade brasileira em que essa palavra fake está colocada em várias questões que nos surpreendem a cada dia. Agora, sanduíche fake? É pra acabar! Precisamos colocar em pratos limpos", completou.
Representantes do Procon, do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do blog Comer com os Olhos, que teria feito a primeira denúncia, também deverão ser convocados para a audiência. O Procon do Distrito Federal proibiu o Burger King de seguir vendendo o hambúrguer Whopper Costela, em todo o DF, por publicidade enganosa. A decisão veio cinco dias depois de o McDonald's ter sido proibido de comercializar o McPicanha na região, pelo mesmo motivo.