Publicidade
Congresso

Relator apresenta nova versão do projeto de lei de combate às fake news

Proposta deve ser votada na Câmara dos Deputados nos próximos dias

Imagem da noticia Relator apresenta nova versão do projeto de lei de combate às fake news
orlando silva
• Atualizado em
Publicidade

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) apresentou nesta 5ª feira (31.mar) a nova versão do projeto de lei de combate às fake news. O texto já foi encaminhado ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e deve ser votado nos próximos dias.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Uma das mudanças foi a inclusão de um dispositivo que prevê a extensão da imunidade parlamentar em relação a opiniões às redes sociais.

"O caso do deputado Daniel Silveira (União-RJ) é o melhor emblema para demostrar que a imunidade parlamentar material não serve para proteger nem abrigar crime nem criminoso. É o exemplo cabal disso: um parlamentar ao tentar se abrigar na imunidade parlamentar viu a força da Justiça. O Poder Judiciário vai decidir o caso Daniel Silveira em função de crimes tipificados na legislação que versam sobre a defesa do Estado Democrático de Direito", afirma Orlando Silva.

Outra alteração obriga grandes plataformas digitais a terem uma representação no Brasil para responder administrativa e judicialmente às autoridades.

"Saiu de uma mera representação formal para uma representação que seja capaz de cumprir determinações judiciais. Não basta designar Bruno Góes como representante do Telegram no Brasil. É necessário constituir pessoa jurídica para que essa representação dê capacidade e competência para defender as necessidades e demandas do Brasil", explica o relator.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade