Senador pelo Espírito Santo, Fabiano Contarato se filia ao PT
Parlamentar anunciou em dezembro que deixaria a Rede Sustentabilidade para entrar no outro partido
O senador pelo Espírito Santo Fabiano Contarato se filiou nesta 6ª feira (28.jan) ao Partido dos Trabalhadores (PT), em cerimônia semipresencial da qual participaram também o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e as presidentes nacional -- deputada Gleisi Hoffman (PR) -- e estadual -- Jackeline Rocha -- da sigla, entre outros integrantes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Contarato anunciou em dezembro que deixaria a Rede Sustentabilidade, legenda pela qual foi eleito senador em 2018, para entrar no PT. Em discurso no evento de filiação, disse que tomou a decisão porque este é o "partido dos pobres, dos pretos, dos pardos, dos índios, dos quilombolas, da população LGBTQIA+". "O PT é o partido das pessoas com deficiência, o PT é o partido das mulheres. É esse PT que eu me identifico. Hoje é a celebração de um casamento, presidente e colegas, porque na verdade eu sempre fui petista", completou.
No ano passado, o senador sofreu ataques do empresário bolsonarista Otávio Fakhoury e de um suposto eleitor chamado Giovani Loureiro. Na cerimônia desta 6ª feira, Contarato acrescentou que, em 27 anos como delegado, nunca havia sofrido ameaça de morte, mas que, em quatro meses como senador, sofreu. Ainda segundo seu discurso, continuará "lutando para fortalecer a espinha dorsal do Estado Democrático de Direito, chamada Constituição da República Federativa do Brasil".
Em outro momento, disse querer um Brasil com menos desigualdade social e sem preconceito por orientação sexual, etnia, gênero e idade. Gleisi Hoffmann, por sua vez, afirmou ser "muito legal" ter o senador se filiando ao partido, porque a história do parlamentar "se confunde" com a do PT. "Sua coragem, a sua determinação, a sua firmeza, mas ao mesmo tempo a sua sensibilidade, a sua capacidade de ter solidariedade, a sua capacidade de se colocar no lugar do outro. Foram muitas as vezes que nós conversamos e, em todas essas vezes, eu fiquei muito emocionada, porque sempre senti na sua posição, na sua intenção, a verdade de estar com a gente nessa caminhada. E sei que não foi uma decisão fácil que você tomou, mas foi a decisão certa", completou.
Já de acordo com Lula, com a entrada de Contarato, o PT fica "muito lisonjeado". "Porque não é todo dia que nasce no Espírito Santo e no Brasil um político da sua dimensão, do teu caráter e da tua postura democrática e defensora dos direitos humanos nesse país". O pré-candidato à Presidência se referiu ao senador no evento ainda como uma pessoa que "não nega o que é, que não esconde o que é, que tem coragem de se expor, que tem coragem de assumir toda a sua plenitude para dizer ao mundo 'eu não nasci assim, eu sou assim, eu quero ser assim e eu tenho orgulho de ser assim, e o fato de eu ser assim não me deixa menor do que ninguém que pensa que é maior do que eu".
Veja também: