Publicidade
Congresso

CAE aprova indicação de senadores ao TCU; nomes vão ao plenário

Kátia Abreu, Fernando Bezerra e Antonio Anastasia foram sabatinados na comissão

Imagem da noticia CAE aprova indicação de senadores ao TCU; nomes vão ao plenário
CAE
• Atualizado em
Publicidade

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta 3ª feira (14.dez), de maneira simbólica, as indicações dos três candidatos ao Tribunal de Contas da União (TCU). Os nomes de Antonio Anastasia (PSD-MG), Fernando Bezerra (MDB-PE) e Kátia Abreu (PP-TO) serão levados ao plenário, onde haverá a decisão sobre quem conquistará a vaga ao tribunal, 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na 2ª feira (13.dez), às vésperas da votação, currículos ainda eram compartilhados em grupos de Whatsapp para mostrar a capacidade técnica de cada um dos candidatos para ocupar o cargo de ministro do tribunal, e tabelas eram elaboradas e atualizadas pelas equipes dos candidatos sobre o número de votos prometidos. Como a votação é secreta, o maior medo dos senadores é de que haja traição nas bancadas. Por isso, há o trabalho ainda de reforço de apoio. 

Nos bastidores, apesar de o cenário ainda estar indefinido, o nome de Bezerra tornou-se favorito. O líder do governo no Senado conseguiu convencer alguns congressistas no fim de semana e ampliou, segundo aliados, a vantagem sobre Kátia, que despontava como a mais votada até a semana passada. Isso porque a senadora tem o apoio tanto da oposição quanto de aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), como do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), e do filho do chefe do Executivo, senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ). 

Bezerra também tem a chancela de apoiadores do Palácio do Planalto. Mas encara uma disputa desesperada, pois está prestes a deixar a vida pública por falta de apoio político e eleitoral. Com chances mínimas de reeleição no Senado, tem dois filhos com pretensões políticas em 2022: o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), candidato à reeleição, e Miguel Coelho (DEM), prefeito de Petrolina (PE), e com intenção de concorrer ao governador de Pernambuco no próximo ano. A aliados, diz que a indicação ao TCU é seu plano A, B e C.  

Anastasia, por sua vez, conta com o apoio da sua bancada e com a bênção do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem feito ele mesmo a campanha pela vitória do mineiro. Há, ainda, apoio entre outros senadores, como do Podemos e do PSDB. Com a indicação de Anastasia, ocuparia sua vaga o suplente, Alexandre Silveira (PSD-MG), e encerraria o imbróglio dentro do partido sobre quem lançaria a candidato por Minas Gerais em 2022. Isso porque só haverá uma vaga pelo estado nas eleições de 2022. Caso não vença a disputa, o senador seria o candidato pela sigla à reeleição. 

Confira os nomes dos concorrente até aqui:

Fernando Bezerra (MDB-PE)

Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e com passagem pela George Washington University, o pernambucano Fernando Bezerra de Souza Coelho, 64 anos, começou sua trajetória política em 1982, como deputado estadual. Em 1986, foi eleito deputado federal e reeleito após quatro anos. Ex-prefeito de Petrolina, a maior cidade do sertão pernambucano, foi eleito senador em 2014. É o atual líder do governo de Jair Bolsonaro.

Kátia Abreu (PP-TO)

Em seu segundo mandato como senadora pelo Tocantins, a goiana Kátia Regina de Abreu, 59 anos, se formou em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Antes de ser senadora, cumpriu um mandato como deputada federal, dando o primeiro passo da sua carreira política em 2000. Seis anos depois, foi eleita senadora, função que desempenha atualmente. Kátia Abreu foi ministra da Agricultura de Dilma Rousseff entre entrre 2015 e 2016.

Antonio Anastasia (PSD-MG)

Com graduação e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, 60 anos, entrou na política no cargo de vice-governador quando foi eleito em 2006. Na eleição seguinte, o mineiro de Belo Horizonte assumiu a função de governador do estado. Em 2014, foi eleito senador por Minas Gerais e ocupa o cargo atualmente.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade