Comissão da Câmara convoca presidente do Inep para explicar debandada
Ministro da Educação pode ser convocado pelo colegiado também
SBT News
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta 2ª feira (8.nov) a convocação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para prestar esclarecimentos sobre pedidos de demissão feitos por 35 servidores da autarquia a cerca de duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada ao SBT News pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação e integrante do colegiado, deputado Professor Israel (PV-DF).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Somente nesta 2ª, pelo menos 29 servidores pediram demissão. Eles listaram uma série de denúncias e afirmaram ter passado por "assédio moral, desmonte nas diretorias, sobrecarga de trabalho e de funções". Os profissionais criticaram ainda os canais de comunicação do Inep, alegando que foram utilizados para "autopromoção da Presidência", e pedem a saída de Danilo Dupas, "por ter uma gestão caracterizada por afugentar e oprimir pessoas, o que gera vulnerabilidades aos exames, avaliações, censos e estudos, comprometendo a trajetória exitosa de 85 anos do Inep".
Agora, a ida do presidente da autarquia à Comissão de Educação na Câmara está marcada para 4ª feira (10.nov), às 10h30. Ainda de acordo com o deputado Professor Israel, há a possibilidade de o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ser convocado também. Nesta 2ª, os deputados do Psol que integram a Comissão de Educação -- Talíria Petrone, Sâmia Bomfim, Glauber Braga e Ivan Valente -- protocolaram um requerimento de convocação para que o titular do MEC explique o pedido de exoneração e dispensa coletiva dos servidores do Inep.
Veja também: