Renan Calheiros diz que Carla Zambelli é investigada pela CPI
Deputada será citada como uma das responsáveis pela divulgação de notícias falsas sobre pandemia
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta 4ª feira (29.set) que a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) é uma das pessoas investigadas pelo colegiado por disseminação de notícias falsas. Na sessão que ouvia o depoimento do empresário Luciano Hang, o relator questionou o depoente sobre sua proximidade com a parlamentar, e exibiu um vídeo em que Carla criticava as lojas da Havan, empresa de comércio varejista da qual Hang é proprietário.
Ao ser perguntado pelo senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) sobre o motivo de passar as imagens na comissão, Calheiros disse: "A deputada é uma das pessoas que estão sendo investigadas por fake news, inclusive nesta comissão".
Como o SBT News antecipou, o capítulo do relatório final referente à divulgação de notícias falsas cita ao menos 20 políticos bolsonaristas e 20 influenciadores ligados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além de Zambelli, há na lista ao menos mais três deputados apoiadores do presidente: Osmar Terra (MDB-RS), Bia Kicis (PSL-DF) e Carlos Jordy (PSL-RJ). O documento foi enviado para a consultoria jurídica do senador, para identificar as práticas criminosas que podem ser imputadas a eles.