Publicidade
Congresso

Comissão da Câmara aponta negligência na conservação do acervo da Palmares

Em diligência feita na Fundação, deputados não encontraram documentos da história brasileira

Imagem da noticia Comissão da Câmara aponta negligência na conservação do acervo da Palmares
Deputados e representantes do poder público e da sociedade civil fazem diligência na Fundação Palmares (Divulgação//Câmara dos Deputados)
• Atualizado em
Publicidade

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou, na última 4ª feira (30.jun), uma diligência nas instalações da Fundação Cultural Palmares para conferir a conservação do acervo do órgão e afirma ter encontrado negligência na situação das obras. Na última semana, a Justiça Federal proibiu a Fundação de levar adiante a doação de 54% dos itens dos quais dispõe.

+ Após áudio, Luis Miranda pede à CPI prisão de Dominguetti

A diligência há dois dias contou ainda com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil e foi coordenada pela presidente da Comissão de Cultura, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). De acordo com a parlamentar, pelo que foi observado, o Governo Federal trata o acervo com negligência, de modo que grande parte dele está armazenada em caixas sem ventilação e sem tratamento antifúngico. Além disso, documentos da história brasileira, como relatos do Quilombo dos Palmares, não foram achados.

O coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Marco Frenette, que recebeu a comitiva, rebate as críticas feitas. Porém, ao final da diligência, Alice Portugal entregou a ele um ofício da Comissão de Cultura com uma série de questionamentos relacionados à conservação do acervo da Fundação Palmares.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade