Comissão da Câmara aponta negligência na conservação do acervo da Palmares
Em diligência feita na Fundação, deputados não encontraram documentos da história brasileira
SBT News
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou, na última 4ª feira (30.jun), uma diligência nas instalações da Fundação Cultural Palmares para conferir a conservação do acervo do órgão e afirma ter encontrado negligência na situação das obras. Na última semana, a Justiça Federal proibiu a Fundação de levar adiante a doação de 54% dos itens dos quais dispõe.
+ Após áudio, Luis Miranda pede à CPI prisão de Dominguetti
A diligência há dois dias contou ainda com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil e foi coordenada pela presidente da Comissão de Cultura, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). De acordo com a parlamentar, pelo que foi observado, o Governo Federal trata o acervo com negligência, de modo que grande parte dele está armazenada em caixas sem ventilação e sem tratamento antifúngico. Além disso, documentos da história brasileira, como relatos do Quilombo dos Palmares, não foram achados.
O coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, Marco Frenette, que recebeu a comitiva, rebate as críticas feitas. Porém, ao final da diligência, Alice Portugal entregou a ele um ofício da Comissão de Cultura com uma série de questionamentos relacionados à conservação do acervo da Fundação Palmares.
Veja também: