CPI vai enviar depoimento de Wajngarten ao Ministério Público
Falas do ex-secretário de Comunicação serão investigadas; ele foi acusado de mentir no depoimento
SBT News
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), anunciou na noite desta 4ª feira (12.mai) que o colegiado vai enviar o depoimento de Fábio Wajngarten ao Ministério Público. A intenção é que o MP avalie se o ex-secretário de Comunicação da Presidência mentiu no depoimento à CPI.
+ Ida de Wajngarten à CPI tem contradições, xingamentos e ameaça de prisão
A decisão de Aziz atende a pedido formulado pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Wajngarten prestou depoimento nesta 4ª feira e deu afirmações contrárias ao já exposto por ele à imprensa. Em entrevista concedida para a revista Veja, ele teria dito que houve "incompetência" do Ministério da Saúde nas negociações para compra da vacina Pfizer, mas mudou o discurso no Senado.
Segundo Aziz, o pedido leva em conta análise das informações dadas pelo ex-secretário e possíveis penas "que o procurador responsável entender ser cabíveis, no sentido de apuração e eventualmente a responsabilização, inclusive com aplicação de penas restritivas de direito ao eventual comprometimento do crime de falso testemunho perante essa comissão".
"A CPI não pode ser objeto de uma desmoralização. O que eu queria demandar à vossa Excelência é que pudesse enviar uma cópia do depoimento do Sr. Fábio imediatamente ao Ministério Público para que o Ministério Público possa apurar as mentiras que foram ditas aqui, as contradições, e que isso possa resultar em um processo. Simplesmente a cópia e a demanda de que seja feito a apuração", diz trecho do pedido de Humberto Costa lido pelo senador.
Confira a íntegra do pedido:
Despacho Wajngarten ao MP by liscappi on Scribd