O retorno de Alex Cross: uma nova era para o detetive
Personagem que conquistou milhões de leitores e espectadores ganha versão atualizada para os dias atuais
Cleide Klock - Los Angeles
Um novo olhar sobre um velho conhecido. A série “Detetive Alex Cross”, que acaba de estrear (Prime Vídeo), nos traz o icônico personagem de mais de 30 livros e também de filmes sob uma nova perspectiva. Entre o drama pessoal e a busca por justiça, a produção revela outras camadas desse detetive com uma abordagem que nunca foi vista nas páginas dos livros. Nós conversamos com o criador e também com o elenco principal da série.
Para quem ainda não conhece, Alex Cross é um psicólogo forense e detetive da polícia da capital americana, Washington, D.C. Ele é conhecido pela inteligência aguçada, empatia e habilidades de investigação. O personagem é um dos mais famosos da literatura policial e foi criado pelo escritor americano James Patterson, que já escreveu mais de 30 livros das aventuras do detetive, cheias de mistério e suspense.
As adaptações para o cinema já vieram com Morgan Freeman no papel principal, em filmes como "Beijos que matam" (1997) e "Na Teia da Aranha" (2001); e com Tyler Perry, em "A Sombra do Inimigo" (2012).
Mas agora a série marca um novo capítulo dessa trama e promete explorar novos aspectos do detetive: traumas pessoais, vida familiar, sempre aprofundando sua psicologia e relacionamentos.
No papel principal está o ator Aldis Hodge. Isaiah Mustafa interpreta o melhor amigo do protagonista e parceiro na polícia.
“Claro que sabemos das produções anteriores e já os vimos. Mas acho que quando você entra em algo assim, que é tão diferente dos livros, é tão diferente do filme, você tem que trazer algo que não esteja ligado a isso, que seja algo original e seu", nos contou Isaiah Mustafa.
Aldis completa: “Sim, exatamente. Você não quer que a coisa errada engane sua intenção. Mas em termos de preparação, tudo se resumiu a conversas entre Ben Watkins, o showrunner e criador, e também a conversas com James Patterson sobre qual era sua ambição para o personagem e como ele queria que o personagem fosse visto, ou melhor, mais especificamente, quais eram as coisas mais importantes para ele que ele queria ver exibidas ou representadas. E essas duas conversas foram realmente tudo o que precisava para realmente entrar nesse papel e começar.”
O ator que interpreta Cross ainda completou: “Eu só comecei a ler os livros depois que filmamos tudo. Uma vez que entendi as intenções do Sr. Patterson, é como, oh, OK, eu conheço a mente do criador e eu conheço o mundo agora. Eu estava muito familiarizado com o personagem e tudo isso antes de aceitar esse trabalho. Mas quando entrei nisso, eu queria que meu foco fosse direto em quem era esse personagem, como o personagem se conectava comigo, como eu me conectava com o personagem e você limpa o espaço para que não seja influenciado de fora por outros elementos. E honestamente, falar com James sobre por que ele criou o personagem foi realmente a natureza raiz da pesquisa que foi bastante, bastante influente para mim".
Quem é Cross em 2024?
“Eu direi que você está prestes a ser apresentado a quem Alex realmente é. Aí está. Eu vou dizer assim. Agora ele é um homem de justiça, uma bússola moral e fibra. Ele sempre ficará no meio da tempestade e lutará para fazer a coisa certa em meio à adversidade, mesmo quando o resto do mundo estiver lhe dizendo para fazer a coisa errada. Ele representa a verdadeira definição do que a justiça deve ser, independentemente de como a justiça esteja manchada ao seu redor. E é disso que ele se trata", diz o ator.
Por trás dessa nova visão do detetive está o criador e produtor da série, Ben Watkins que trouxe uma trama diferente das dos livros, com novos personagens.
“Decidimos fazer uma história completamente nova para nossa série. Então o mistério não é baseado em nenhum dos livros existentes, embora obviamente nossos personagens principais venham direto da série de livros e o mundo seja desses livros. Mas nosso mistério é nosso. E queríamos fazer isso porque eu senti que se fizéssemos isso, teríamos uma chance de realmente contar um mistério que refletisse nossa versão de hoje em dia, das coisas que estão acontecendo na sociedade agora, em oposição às coisas que estavam nos livros de 30, 20, até 10 anos atrás. Se eu fizesse isso, eu teria que contar uma história datada, ou teria que mudar os livros para se encaixar neste dia e idade e eu não queria fazer isso", conta.
Já os personagens de Ryan Eggold e Eloise Mumford se conhecem por meio de um aplicativo de namoro e esse encontro promete ser parte importante do suspense e ação da série.
“Eu interpreto Ed Ramsey, que quando o conhecemos é uma espécie de político poderoso nos bastidores em DC, um daqueles agitadores que estão tentando influenciar o sistema. Conforme nossa série avança, descobrimos que ele tem alguns segredos muito obscuros e um plano que não é útil para a personagem de Eloise", diz Ryan
- “Esse é o eufemismo do século", brinca Eloise.
- “Não é a experiência favorita dela", diz ele.
- “Eu interpreto Shannon Whitmer, e ela é uma amante da arte e aspirante a curadora de arte que tem grandes sonhos, mas atualmente está trabalhando em uma rede de hotéis. Então, ela quer fazer muito mais com sua vida. No começo da série, ela vai a um encontro muito ruim com esse homem doce", fala Eloise sobre Ryan.
- “O que é muito diferente da vida nesse sentido. Nunca tive um dia ruim. Nunca", revela o ator.
- “Você nunca teve um dia ruim?", questiona a atriz.
- “Não, nunca”.
- “Isso deve ser legal", brinca ela.
- “Isso não é verdade. Eu diria que nunca tive um encontro horrível. Tive sorte nesse sentido", conta o ator.
- “Eu diria que nunca passei por algo tão ruim", fala Eloise.
- “Bem, sim, isso é bem ruim. Esse é um nível que espero que você nunca experimente”, diz Ryan.
- Eu nunca estaria aqui", finaliza ela.
Antes mesmo da primeira temporada ser lançada, a segunda já foi confirmada e olha só o que Ben Watkins, que adora o Brasil, nossa cultura e é capoeirista, nos revelou.
“Não temos capoeira nessa primeira temporada, mas temos na segunda. Capoeira e samba".
A série entrou na plataforma do Prime Vídeo no dia 14 de novembro e conta com oito episódios lançados simultaneamente em mais de 240 países e territórios em todo o mundo.