Morre Jeff Baena, marido da atriz Aubrey Plaza e diretor de "Vida Após Beth", aos 47 anos
Cineasta independente também assinou filmes como "Entre Realidades" (2020) e coescreveu roteiro de "Huckabees: A Vida é uma Comédia" (2004)
Felipe Moraes
Jeff Baena, diretor e roteirista de filmes independentes e marido da atriz e produtora Aubrey Plaza, morreu nessa sexta-feira (3), aos 47 anos, em Los Angeles (EUA). Segundo o site TMZ, o cineasta foi encontrado morto em casa por um assistente, que chamou as autoridades. A causa do óbito ainda não foi divulgada oficialmente.
+ "Ainda Estou Aqui" é pré-indicado ao Bafta, o Oscar britânico; Fernanda Torres fica de fora
Carreira no cinema independente
Baena nasceu em Miami, na Flórida, fez graduação na New York University (NYU) e se mudou para Califórnia, onde começou carreira em Hollywood.
Depois de trabalhar como assistente de produção do diretor Robert Zemeckis ("De Volta para o Futuro") nos filmes "Náufrago" (2000) e "Revelação (2000), Baena virou editor assistente do cineasta indie David O. Russell ("Três Reis").
+ John Capodice, ator de 'Ace Ventura' e 'Seinfeld', morre aos 83 anos
A parceria resultou na comédia "Huckabees: A Vida é uma Comédia" (2004), dirigida por O. Russell e com roteiro assinado por ele e Baena.
O artista estreou como diretor na comédia zumbi "Vida Após Beth" (2014), em que uma jovem volta dos mortos e tenta retomar a vida com namorado e família.
Baena e Plaza, protagonista do longa, começaram a namorar em 2011 e se casaram em 2021. A atriz, de 40 anos, é lembrada atualmente por produções como as séries "Agatha Desde Sempre" e "The White Lotus" e o filme "Megalópolis" (2024), de Francis Ford Coppola.
Como diretor e roteirista, Baena também assinou "Joshy" (2016), "A Comédia dos Pecados" (2017) e "Um Amor na Itália" (2022), filmes com Plaza no elenco principal, e "Entre Realidades" (2020).
Na televisão, criou a série "Cinema Toast" (2021), que reimagina filmes antigos com dublagem contemporânea de diversos atores e atrizes, incluindo Plaza, e cineastas independentes.