Morre Cheng Pei-pei, atriz de "O Tigre e o Dragão" e filmes clássicos de artes marciais, aos 78 anos
Considerada uma das primeiras mulheres estrelas do cinema de ação, artista chinesa atuou em obras-primas como "O Grande Mestre Beberrão" e "A Andorinha Dourada"
A atriz chinesa Cheng Pei-pei, estrela de filmes de artes marciais (também chamados de wuxia) como "O Tigre e o Dragão" (2000), "O Grande Mestre Beberrão" (1966) e "A Andorinha Dourada" (1968), morreu na última quarta-feira (17), aos 78 anos, em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos).
+ Emmy 2024: veja onde assistir às produções indicadas
A família da artista anunciou a morte em postagem no Facebook. Em 2019, ela foi diagnosticada com síndrome corticobasal (CBS), doença neurodegenerativa que afeta movimentos. À época, a atriz preferiu não divulgar esses problemas de saúde para se dedicar aos filhos e netos.
Veja trailer de "O Tigre e o Dragão":
Carreira
Com 115 créditos de atuação, Pei-pei é considerada uma das primeiras mulheres estrelas do cinema de ação, nos anos 1960. Não à toa, ganhou o apelido de Rainha de Espadas. Ela saiu da China e se mudou para Hong Kong em 1962, aos 16 anos. Começou a atuar em 1964.
+ Morre Shelley Duvall, atriz do clássico filme de terror "O Iluminado", aos 75 anos
A fama de Pei-pei em papéis de virtuosas espadachins começou no clássico "O Grande Mestre Beberrão" (1966), filme de King Hu ("A Tocha de Zen") ambientado na dinastia Ming. Ela interpretou a personagem Andorinha Dourada, em missão para resgatar seu irmão.
A personagem ganhou filme solo na sequência "A Andorinha Dourada" (1968), dirigida por Chang Cheh ("A Vingança do Kung Fu"). Original e continuação foram produzidos pelo mítico estúdio Shaw Brothers, o maior de Hong Kong no século 20. Ao todo, Pei-pei atuou em 20 longas-metragens do selo.
Veja trailer de "O Grande Mestre Beberrão":
Nos anos 1970, Pei-pei se mudou com a família para a Califórnia. Os trabalhos artísticos passaram a rarear nas décadas de 1980 e 1990. Mas ela teve um retorno triunfal aos holofotes em "O Tigre e o Dragão" (2000), interpretando a vilã Jade Fox.
No longa de Ang Lee, ela contracenou com astros como Chow Yun-fat, Michelle Yeoh e Zhang Ziyi. O título fez sucesso de bilheteria, recebeu dez indicações ao Oscar e abocanhou quatro estatuetas (filme internacional, direção de arte, fotografia e trilha sonora).
Veja trailer de "A Andorinha Dourada":
A artista acumulou diversos trabalhos após a grande repercussão de "O Tigre e o Dragão".
Entre os papéis de destaque, atuou na adaptação de videogame "Street Fighter: A Lenda de Chun-Li" (2009), nos dramas "Na Cadência do Amor" (2014) e "Meditation Park" (2017) e no remake live-action (com atores) "Mulan" (2020), que marcou a despedida da atriz das telas.