Festival de Cinema de Gramado homenageia mulheres em todas premiações
Laura Cardoso e Ingrid Guimarães estão entre as homenageadas. Léa Garcia também receberia premiação, mas faleceu na semana do evento
Júlia Scherer
Esta semana, o Festival de Cinema de Gramado movimentou a região gaúcha. Cerca de 300 mil turistas passaram pela cidade em 9 dias de mostras e homenagens culturais.
Obras de animação, suspense, drama dividiram os holofotes com as grandes homenageadas. Neste ano, as mulheres tomaram conta do festival de cinema, todas as premiações foram concedidas a artistas, que também ganharam o protagonismo em muitos filmes que participam da mostra competitiva.
Laura cardoso, aos 95 anos, recebeu o troféu Oscarito pelo conjunto da obra. Ela que teve uma vida dedicada à arte e com um início de carreira cheio de preconceitos. "Quem era artista, e fazia teatro, cinema, quando veio a tv, era gente que não prestava. Mas eu amo a minha profissão, amo representar, amo a minha gente, o meu povo, que são atores, atrizes, repórteres, todo mundo que faz arte", disse a atriz que também deixou sua marca na calcada da fama, com a a impressão das suas mãos, Laura Cardoso, eternizou sua trajetória na arte brasileira.
A atriz Léa Garcia também receberia o troféu oscarito, ao lado de Laura Cardoso, mas morreu de infarto, ainda na cidade, na última terça-feira. A homenagem foi entregue ao filho da artista, Marcelo Garcia.
Profissionais como a produtora Lucy Barreto e as atrizes Alice Braga e Ingrid Guimarães, completaram o time de homenageadas desta edição. "É a primeira vez que eu venho ao festival de gramado, e vir a primeira já sendo homenageada, eu achei um luxo. E quando eu ví as minhas colegas, que são mulheres que eu admiro muito, estar do lado delas, neste momento, eu acho muito significativo pro cinema e pra arte brasileira." disse a atriz Ingrid Guimarães.
Já são 51 edições do festival de cinema de gramado, reconhecendo a sétima arte e os nomes que pratoganizam a cultura cinematográfica brasileira.