Publicidade
Brasil

Youtube é notificado pela AGU por conteúdo falso sobre saúde de Lula

Plataforma tem prazo de 24 horas para a exclusão das postagens, determina Advocacia-Geral da União

Imagem da noticia Youtube é notificado pela AGU por conteúdo falso sobre saúde de Lula
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou, nesta sexta-feira (13), a plataforma Youtube Brasil para que sejam removidos conteúdos com informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A notificação extrajudicial deu prazo máximo de 24 horas para a exclusão dos conteúdos mentirosos, incluindo postagens que sugerem a morte de Lula.

As informações falsas circulam após a internação do presidente para a realização de uma cirurgia na terça-feira (10), necessária por causa do acidente doméstico sofrido por ele em outubro deste ano.

+ Lula publica vídeo em que caminha por hospital após procedimentos na cabeça; veja

Segundo a AGU, os procedimentos aos quais o presidente foi submetido ocorreram sem qualquer intercorrência, conforme vem sendo divulgado em boletins médicos emitidos pelo hospital Sírio-Libanês. Além de enganosas e fraudulentas, as postagens violam o direito à informação e extrapolam os limites da liberdade de expressão, de acordo com a notificação.

“Dessa forma, as narrativas identificadas apresentam desinformação sobre o estado de saúde do Presidente, inclusive sobre sua morte, gerando confusão a respeito de assunto de relevância pública, com potencial de atingir a confiança nas instituições públicas e, em particular, afetar a própria estabilidade política e econômica do país”, alerta em trecho do documento.

+ Internado, Lula liga e cobra ministro sobre pautas do governo no Congresso

Caso não seja atendido o pedido principal de remoção, as postagens deverão ser identificadas e marcadas, no mesmo prazo de 24 horas, com as informações reais, conforme boletins divulgados pela equipe médica do presidente.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
Saúde
YouTube
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade