Publicidade
Brasil

'Vós sois todos irmãos e irmãs': Campanha da Fraternidade 2024 convida a atos de solidariedade

Iniciativa da Igreja católica completa 60 anos, com o objetivo de estimular fiéis a ajudarem o próximo

Imagem da noticia 'Vós sois todos irmãos e irmãs': Campanha da Fraternidade 2024 convida a atos de solidariedade
Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024, da Igreja católica. Foto: Reprodução
Publicidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Igreja católica deram início nesta quarta-feira (14) à Campanha da Fraternidade 2024.

O tema desse ano é "Fraternidade e Amizade Social", tendo o enfoque no lema: "Vós sois todos irmãos e irmãs." Neste ano, a campanha completará 60 anos. O projeto é marcado por um movimento de oração, conversão e solidariedade.

+ Quarta-feira de Cinzas: O que significa e por que é celebrada após o carnaval?

Ao todo, serão cinco semanas intensas de mobilização, com o objetivo de realizar a coleta nacional da solidariedade - ação que será feita no dia 24 de março e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.

Em Aparecida, no interior de São Paulo, muitos fiéis celebraram o começo da Quaresma com orações e agradecimentos e já iniciaram a campanha.

Segundo o padre Diego Antônio da Silva, a ideia do tema foi fazer com que os fiéis trabalhem mais em uma mentalidade de irmandade.

"A ideia é reconhecer que o outro também é importante para o mundo e para toda a sociedade", disse o padre.

Período de Quaresma

Silva também pontua que hoje, data que é celebrada a Quarta-feira de Cinzas, a igreja católica inicia o tempo quaresmal. Serão 40 dias que antecedem a Páscoa.

"É uma preparação que todos nós fazemos para celebrar a ressurreição de Jesus e este tempo é propício para uma transformação de vida. Além de ser um tempo para pensar na nossa caminhada comunitária e de fé. A igreja sempre nos convida aos exercícios quaresmais - que é o que chamamos de penitências. Existem três exercícios principais durante este período: o jejum, a oração e a prática da caridade. A gente fala muito do jejum, mas o jejum sem oração vira dieta e não é esse nosso objetivo", explicou o padre.

Segundo o religioso, o objetivo do jejum, durante este período, é proporcionar uma transformação verdadeira nas atitudes e nas escolhas das pessoas.

Penitências modernas

O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, também ressaltou que o período de Quaresma deve ser uma temporada de reflexão e penitência para os cristãos.

"Uma boa penitência de Quaresma é nós lutarmos no combate contra o mosquito da dengue, porque ele está matando [...] e uma outra forma de praticar isso é a gente cuidar mais do trânsito, com um pouquinho mais de paciência. Essas são só algumas das penitências modernas", concluiu o arcebispo Dom Orlando Brandes.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade