Criminosos especializados em furto de celular em grandes eventos no DF são alvo da polícia
Organização costumava frequentar festas, shows e locais com aglomeração de pessoas; investigação começou na Festa do Morango de 2023

Vanessa Vitória
A operação batizada como “Colheita Blindada” foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (5) pela Polícia Cívil do Distrito Federal (PCDF), na 18ª de Brazlândia, que cumpriu 5 mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão contra uma organização criminosa especializada em furtos de celulares em grandes eventos.
Os mandados foram cumpridos em Ceilândia (DF), Santa Maria (DF), Samambaia (DF) e São Luís (MA). A investigação começou depois que um dos integrantes da organização foi preso em 2023, na Festa do Morango de Brazlândia. A partir deste momento, os agentes descobriram uma rede criminosa formada por 16 pessoas, com funções bem definidas dentro do grupo.
Esquema
- Um núcleo se infiltrava nos eventos para furtar celulares, preferencialmente aparelhos de alto valor como IPhone;
- Outro grupo era responsável por guardar temporariamente os aparelhos, enquanto os demais cuidavam do desbloqueio, revenda e até de transferências bancárias das contas das vítimas.
Entre os investigados, alguns têm antecedentes por furto, roubo, organização criminosa, homicídio, receptação, tráfico de drogas e estelionato.
+Professora é presa pela quarta vez por furtar cartões de crédito no DF