EUA enviam 10 jatos F-35 ao Caribe e escalam crise com a Venezuela
Decisão amplia presença militar dos EUA no Caribe após acusações de Trump contra Maduro por suposta ligação com o narcotráfico
SBT News
com informações da Reuters
Os Estados Unidos ordenaram o envio de 10 caças F-35 para um aeródromo em Porto Rico, no Caribe, em mais uma escalada da tensão com a Venezuela. A previsão é que as aeronaves cheguem à região até o fim da próxima semana.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5) e se soma à presença militar já intensa dos EUA no sul do Caribe. O presidente Donald Trump busca associar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, à gangue Tren de Aragua, classificada por Washington como organização terrorista em fevereiro.
+ EUA alertam Maduro após aviões venezuelanos sobrevoarem navio americano
Trump acusa o grupo de tráfico de drogas para os Estados Unidos. Em uma recente operação militar no mar do Caribe, 11 pessoas morreram e um barco venezuelano foi afundado. Segundo Trump, a embarcação transportava drogas ilegais. Caracas, no entanto, nega as acusações e também rejeita qualquer ligação de Maduro com a organização.
Fontes ouvidas pela agência Reuters sob condição de anonimato afirmaram que os 10 caças serão enviados para operações contra organizações designadas como narcoterroristas que atuam no sul do Caribe.
Os F-35 são caças de tecnologia avançada e considerados eficazes em combate contra a Força Aérea da Venezuela, que possui aeronaves F-16.