Brasil

Voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chega a BH

88 brasileiros em situação imigratória irregular estavam a bordo do avião

Imagem da noticia Voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chega a BH
Publicidade

O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos no governo Trump chegou na noite deste sábado (25) ao Aeroporto Internacional de Confins, na Grande Belo Horizonte.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Ao todo, 88 brasileiros em situação imigratória irregular estavam a bordo do avião, que deveria ter chegado às 20h de sexta-feira (24/1), vindo de Manaus. O voo foi cancelado porque a aeronave apresentou problemas técnicos.

Brasileiros chegaram algemados

O Brasil assumiu a custódia dos deportados pelos Estados Unidos assim que eles chegaram ao aeroporto de Manaus. Os passageiros foram retirados do avião algemados e com os pés acorrentados. Eles foram levados para uma área isolada do aeroporto com acompanhamento da Polícia Federal. Ali receberam alimentos, colchões e atendimento médico.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou ao presidente Lula que as autoridades dos Estados Unidos tentaram manter cidadãos brasileiros algemados até a chegada ao destino final, em Confins.

Em nota, o ministro destacou que houve "flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros", e enfatizou que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal é um dos pilares do Estado Democrático de Direito.

Por orientação do ministro Lewandowski, a Polícia Federal recebeu os brasileiros deportados e determinou que os representantes do governo americano retirassem as algemas, uma garantia da soberania brasileira em território nacional.

Inicialmente, estava prevista a chegada de um novo avião vindo dos Estados Unidos para completar o trajeto até Minas Gerais, mas a Força Aérea Brasileira (FAB) assumiu o restante da viagem.

O SBT questionou a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília sobre o incidente envolvendo as algemas. A representação diplomática se limitou a dizer que está em contato com as autoridades brasileiras e que a custódia dos deportados foi transferida para o Brasil.

Já o Departamento de Estado americano, que tem a mesma função que o Itamaraty nos Estados Unidos, não se manifestou.

Publicidade

Assuntos relacionados

Avião
Voo
deportação
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade