Viva Mais, Viva Bem: Sintomas da menopausa podem se confundir com Alzheimer
Reposição hormonal recupera desempenho cognitivo, esclarece a ginecologista Taciana Fontes em participação no podcast
A menopausa nem sempre chega de forma tranquila para as mulheres. Os sintomas aparecem antes mesmo do fim da menstruação, com o climatério, e os sinais são na maioria das vezes incômodos.
+ Dengue dá coceira? Entenda sintomas e fases da doença
Segundo a ginecologista Taciana Fontes, é um calor em forma de ondas que muitas vezes prejudica até o sono da mulher. Mas a fase também pode vir acompanhada da diminuição da libido, da lubrificação vaginal, de traços de depressão e de perdas cognitivas.
“Recebo muita queixa no consultório de mulheres com medo de estarem desenvolvendo uma demência, desenvolvendo um Alzheimer. Quando na verdade com uma simples reposição hormonal a gente devolve aquele desempenho cognitivo”, explica a médica.
Durante a entrevista para a jornalista Viviane Costa no podcast Viva Mais, Viva Bem, a ginecologista também explicou a diferença do implante hormonal, conhecido como chip da beleza, para outros tratamentos, se há um risco aumentado de câncer para quem faz uso de hormônios e deu alternativas para quem não pode usar.
“Com o estilo de vida a gente já consegue amenizar os sintomas da menopausa e pode prescrever fitoterápicos também”, afirma.
Durante o bate-papo, Taciana deu alguns exemplos como derivados da amora, do inhame e do trevo vermelho, encontrados em farmácias.
Confira: