Vídeo: criança de dois anos é resgatada pela FAB no Rio Grande do Sul
Paciente foi levado para Santa Maria (RS), maior cidade da região; até esta quinta (2), estado registra 13 mortes e 21 desaparecidos
A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou uma criança de dois anos que precisava ser transferida com urgência do hospital de Faxinal do Soturno, no Rio Grande do Sul, um dos municípios atingidos pelas fortes chuvas no estado, nesta quinta-feira (2). Duas pontes na cidade caíram na terça (30), e vias estão bloqueadas ou alagadas.
+ Sobe para 13 o número de mortos após fortes chuvas no RS
Não foi informado o estado de saúde e por que o menor está internado. Em nota, a FAB disse que desde o feriado (1º de maio) "ocorreram tentativas para a evacuação da criança, mas as condições climáticas impossibilitaram o cumprimento da missão".
O Esquadrão Pantera, operando um helicóptero H60L Black Hawk, fez os 37 km de distância entre Faxinal do Soturno e Santa Maria, a maior cidade da região, entregando o paciente a "um hospital de referência, com UTI avançada, a fim de melhor atendimento médico".
+ Lula visita regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul e fala à imprensa em coletiva
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao estado. No entanto, como alertado pelo governador Eduardo Leite (PSDB), o sobrevoo que estava previsto na região foi cancelado por causa do mau tempo.