Universidade de Pelotas decide cassar títulos honoríficos de Médici e Passarinho
Instituição criou grupo para analisar as honrarias entregues a pessoas vinculadas à ditadura civil-militar brasileira
Samir Mello
O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas (Consun/UFPel) decidiu pela cassação dos títulos de doutor honoris causa concedidos ao ex-presidente Emílio Garrastazu Médici e o ex-ministro da Educação Jarbas Gonçalves Passarinho. A medida foi aprovada por unanimidade e recebida por uma salva de palmas.
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
“É inconcebível, na atualidade, manter homenagens concedidas para pessoas notoriamente identificadas como responsáveis por atos que atentam contra a dignidade da pessoa humana e os direitos humanos”, afirma nota redigida pela Comissão para Implementação de Medidas de Memória, Verdade e Justiça na UFPel (CMVJ).
O grupo foi criado em maio de 2023 para analisar as honrarias entregues pela instituição a pessoas vinculadas à ditadura civil-militar brasileira, em especial a indivíduos notoriamente causadores de violações contra direitos humanos durante o regime.
Segundo a reitora da UFPel, Isabela Andrade, a cassação dos títulos honoríficos de Médici e Passarinho ocorre em momento oportuno, visto que 2024 marca os 60 anos do golpe militar no Brasil. “Havia a necessidade dessa reparação histórica por parte da nossa Universidade”, afirma a reitora.
Com a cassação, a Universidade Federal de Pelotas se junta a outras instituições que estão realizando revisões de homenagens.
A exclusão definitiva dos títulos honoríficos depende ainda de apreciação do Conselho Diretor da Fundação (Condir).