Publicidade
Brasil

Unicamp aprova adoção de cotas para pessoas que se autodeclaram trans, travestis ou não-binárias

Declaração deve ser feita durante a inscrição, conforme parâmetros da Corte Interamericana de Direitos Humanos e do STF

Imagem da noticia Unicamp aprova adoção de cotas para pessoas que se autodeclaram trans, travestis ou não-binárias
Unicamp aprova adoção de cotas para pessoas que se autodeclaram trans, travestis ou não-binárias | Foto: Unicamp
Publicidade

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou, por unanimidade, a implementação de um sistema de reserva de vagas em cursos de graduação para pessoas que se autodeclaram trans, travestis ou não-binárias. A medida determina que cada curso deverá disponibilizar, no mínimo, uma vaga destinada a esse público.

As vagas estarão disponíveis no Edital Enem-Unicamp e serão abertas tanto para candidatos provenientes de escolas públicas quanto privadas. A quantidade de vagas por curso poderá variar conforme o total de vagas ofertadas. Nos cursos com até 30 vagas regulares, será garantida, pelo menos, uma vaga nessa categoria. Já nas graduações com 30 ou mais vagas, deverão ser disponibilizadas duas vagas, que podem ser regulares ou adicionais.

+ Celular Seguro: saiba como ativar alerta em caso de roubo ou furto

+ São Paulo inaugura primeiro Centro Municipal para pessoas com Autismo

Os interessados devem incluir a autodeclaração durante a inscrição, conforme os parâmetros estabelecidos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, será exigido um relato de vida, seguindo o modelo utilizado por outras Instituições de Ensino Superior (IES).

De acordo com dados da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), no Vestibular de 2025 da Unicamp, foram registradas 279 inscrições de candidatos utilizando nome social, dos quais 40 foram convocados.

Buscas por Unicamp com tendência de alta no Google

O interesse de busca por "Unicamp" está com tendência de alta no Google Brasil, na comparação com os últimos 90 dias. Os dados são do Google Trends.

Buscas por "Unicamp" no Google Trends | Reprodução/Google
Buscas por "Unicamp" no Google Trends | Reprodução/Google
Publicidade

Assuntos relacionados

Unicamp
Universidade
Educação
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade