Publicidade
Brasil

Unicamp abre inscrições para vestibular com nota do Enem e vagas para pessoas trans

Vestibulando deverá anexar um relato de vida sobre sua transição, no momento da inscrição, que será avaliado pela comissão da universidade

Imagem da noticia Unicamp abre inscrições para vestibular com nota do Enem e vagas para pessoas trans
Unicamp: Serão oferecidas 425 vagas, sendo que, pela primeira vez, uma parte delas será reservada para pessoas trans - Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciou, nesta quarta-feira (1º), as inscrições para o Vestibular Enem-Unicamp 2026, processo seletivo que utiliza exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Serão oferecidas 425 vagas, sendo que, pela primeira vez, uma parte delas será reservada para pessoas trans, travestis e não-binárias.

+ Prefeitura de SP multa Uber em quase R$ 400 mil por uso de motos em transporte de passageiros

Os interessados devem preencher um formulário eletrônico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 45, até o dia 21 de outubro de 2025. A instituição não divulgou os números exatos de vagas reservadas para essas pessoas.

Para se declarar trans, travesti ou não-binário, o vestibulando deverá anexar um relato de vida, seguindo o modelo disponível no Manual do Enem 2026 no momento da inscrição, descrevendo a trajetória de transição e o processo de afirmação da identidade de gênero.

+ Água rosa em torneiras assusta moradores de Itu, no interior de Sâo Paulo

O relato de vida será avaliado por uma comissão da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), formada por professor, estudante, funcionário e representantes da Comissão de Gênero e Sexualidade da DEDH. Ao menos um membro será trans, travesti ou não-binário.

Além das vagas específicas para pessoas trans, o Enem-Unicamp 2026 continuará oferecendo oportunidades para: alunos de escolas públicas que cursaram integralmente o ensino médio, candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI) e pessoas com Deficiência (PCDs).

Provas e calendário do vestibular

A primeira convocação do Vestibular Unicamp 2026 será no dia 23 de janeiro de 2026, com matrícula online prevista para os dias 26 e 27 de janeiro.

As provas do ENEM são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Em 2026, haverá provas de Habilidades Específicas em formato virtual para os cursos de: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

Essas provas avaliam competências técnicas adicionais, essenciais para os cursos artísticos. Os programas das provas, calendário e orientações estão disponíveis no Manual de Ingresso ENEM-Unicamp 2026 e na página oficial da Comvest.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade