Tarifaço: Alckmin diz que relação com EUA é de 'ganha-ganha' e reforça que Brasil irá aguardar para se manifestar
Taxa de 25% sobre importações de aço e alumínio destinadas ao mercado norte-americano pode prejudicar indústria brasileira
Y
Yumi Kuwano
10/02/2025, 21:30 • Atualizado em 11/02/2025, 00:40
compartilhar
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Antes da nova canetada de Donald Trump, que elevou para 25% as tarifas de importação de alumínio e aço, nesta segunda-feira (10), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou a posição do governo, de que era preciso aguardar uma decisão oficial dos Estados Unidos sobre a questão da taxação para avaliar possíveis respostas.
Trump já havia declarado, no domingo, que faria um anúncio sobre a imposição da taxa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio destinadas ao mercado norte-americano. A medida é parte de sua estratégia de reavaliação da política comercial do país, que ficou conhecida como 'tarifaço'.
Colocada em prática, a taxação terá impactos sobre o Brasil, já que os Estados Unidos são o maior comprador do aço brasileiro. Segundo dados do Instituto Aço Brasil, em 2024, apenas o Canadá superou o Brasil na venda de aço aos EUA.
Antes da assinatura do decreto lá nos EUA, Alckmin reforçou a boa e duradoura relação do Brasil com os Estados Unidos, com exportações equilibradas entre os dois países, e disse acreditar em uma saída com diálogo.
"Nós acreditamos muito no diálogo. Isso já aconteceu antes e foram estabelecidas cotas. A parceria Brasil-Estados Unidos é equilibrada, é um ganha-ganha. Nós exportamos para eles, eles exportam para nós, ganha a população. Quem tem mais competitividade consegue colocar mais e melhor os seus produtos em benefício da população", afirmou.
A declaração foi dada durante visita à planta da Bionovis, em Valinhos, São Paulo, onde foi feito o anúncio da aprovação da Anvisa para que a empresa produza o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para medicamento contra doença autoimune.
Tarifaço: Alckmin diz que relação com EUA é de 'ganha-ganha' e reforça que Brasil irá aguardar para se manifestarTaxa de 25% sobre importações de aço e alumínio destinadas ao mercado norte-americano pode prejudicar indústria brasileira Brasil2025-02-10T21:30:14.569ZAntes da nova canetada de Donald Trump, nesta segunda-feira (10), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou a posição do governo, de que era preciso aguardar uma decisão oficial dos Estados Unidos sobre a questão da taxação para avaliar possíveis respostas. sobre a imposição da taxa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio destinadas ao mercado norte-americano. A medida é parte de sua estratégia de reavaliação da política comercial do país, que ficou conhecida como 'tarifaço'. Colocada em prática, a taxação terá impactos sobre o Brasil, já que os Estados Unidos são o maior comprador do aço brasileiro. Segundo dados do Instituto Aço Brasil, em 2024, apenas o Canadá superou o Brasil na venda de aço aos EUA. Antes da assinatura do decreto lá nos EUA, Alckmin reforçou a boa e duradoura relação do Brasil com os Estados Unidos, com exportações equilibradas entre os dois países, e disse acreditar em uma saída com diálogo. "Nós acreditamos muito no diálogo. Isso já aconteceu antes e foram estabelecidas cotas. A parceria Brasil-Estados Unidos é equilibrada, é um ganha-ganha. Nós exportamos para eles, eles exportam para nós, ganha a população. Quem tem mais competitividade consegue colocar mais e melhor os seus produtos em benefício da população", afirmou. A declaração foi dada durante visita à planta da Bionovis, em Valinhos, São Paulo, onde foi feito o anúncio da aprovação da Anvisa para que a empresa produza o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para medicamento contra doença autoimune. Mais cedo, o dos Estados Unidos antes de dar qualquer resposta. São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/tarifaco-alckmin-diz-que-relacao-com-eua-e-de-ganha-ganha-e-reforca-que-brasil-ira-aguardar-para-se-manifestar-sobre-assunto