SP: Virada Cultural arrecada 10 toneladas de donativos para o Rio Grande do Sul
Itens foram levados para o Banco de Alimentos da prefeitura e devem ser enviados em breve para o estado gaúcho
A Virada Cultural de São Paulo, apelidada de Virada da Solidariedade em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul, bateu recorde de público este ano, com 4,5 milhões de pessoas. O alto número de participantes resultou na arrecadação de 10 toneladas de donativos, que, segundo a prefeitura, serão enviados ao território gaúcho.
+ Semana terá chuva volumosa e chegada de nova frente fria no Rio Grande do Sul
O evento ocorreu entre sábado (18) e domingo (19) em 12 arenas musicais espalhadas pela cidade, com mais de 550 atrações. Cada uma das instalações contou com tendas de coleta de doações nas entradas. A contribuição foi voluntária e os participantes levaram alimentos não perecíveis, água e produtos de higiene e de limpeza.
“Os itens foram recolhidos no fim do evento e levados para o Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). A logística de distribuição está sendo acertada entre a Prefeitura de São Paulo e os municípios mais atingidos do Rio Grande do Sul”, informou a prefeitura.
Tragédia climática no RS
O Rio Grande do Sul ficou ilhado depois de ser atingido por fortes chuvas na última semana. Até o momento, a Defesa Civil contabiliza 157 mortos e 806 feridos, além de 76.188 desabrigados e 581.633 desalojados. Ao todo, 464 municípios estão em situação de emergência devido às enchentes, o que representa 93% das cidades do estado.
Em meio ao cenário, o Congresso aprovou a proposta do governo federal e reconheceu situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. A medida permitiu envio de recursos de forma emergencial, pulando etapas burocráticas, como as fases de licitação. O decreto também possibilitou que o envio de recursos ao estado ficasse fora dos limites das regras fiscais.
+ Morte por leptospirose é confirmada em cidade do Rio Grande do Sul
Outras medidas foram implementadas para auxiliar os moradores, como a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família, da restituição do Imposto de Renda e do abono salarial. O governo federal ainda anunciou o auxílio de R$ 5,1 mil para moradores afetados pelas enchentes, e a compra de imóveis para desabrigados.