Semana terá chuva volumosa e chegada de nova frente fria no Rio Grande do Sul
Frio deve começar na quarta-feira (22) e permanecer no estado até o início da próxima semana; veja previsão
O clima continuará úmido e frio no Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, a previsão é que o estado seja atingido por fortes volumes de chuva durante a semana, começando já nesta segunda-feira (20). Uma nova massa de ar polar também deve ingressar na região, baixando as temperaturas no final da semana.
+ Sobe para 157 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul
Hoje, o tempo deve apresentar melhora em diversas regiões, exceto na região leste do Rio Grande do Sul, onde ainda devem ocorrer garoa e chuva leve. Na terça-feira (21), o dia começa com tempo firme e o sol chega a aparecer com nuvens em parte do estado. No decorrer do dia, contudo, o tempo se instabiliza com chuva na maioria das áreas.
A quarta-feira (22) será de atenção: uma nova frente fria passa pelo oeste e sul gaúcho, levando chuva ao longo do dia em muitos municípios das regiões. O fenômeno deve avançar para o Centro e Norte do estado na quinta-feira (23), provocando chuva forte com trovoada. No extremo Sul, na fronteira com o Uruguai, o tempo melhora.
Na sexta-feira (24), a circulação de umidade da área de baixa pressão com ingresso de ar frio levará muitas nuvens ao estado, desencadeando chuva, garoa e rajadas de vento de até 90 km/h. O dia deve ser gelado, com temperaturas mínimas abaixo dos 10ºC. Em Porto Alegre, por exemplo, a previsão é de mínima de 7ºC e máxima de 15ºC.
No geral, os temporais devem registrar marcas perto e acima de 100 milímetros durante a semana. Os volumes podem ser altos no Sul do estado, que enfrenta enchente da Lagoa dos Patos, e na região de Porto Alegre, que amarga há semanas a cheia do Guaíba. Na Serra, por outro lado, ainda não há indicação de altos volumes de chuvas.
A instabilidade climática começará a perder força a partir de sábado (25). O campo de vento forte se afasta para o oceano, mas ainda podem ocorrer rajadas esporádicas durante o dia à medida que ingressa o ar mais frio de origem polar. O frio deve permanecer no fim de semana, bem como no começo da próxima semana. Em algumas regiões, os termômetros podem registrar temperaturas abaixo de 0ºC, com geada.
Frio e vento dificultam resgates
A queda das temperaturas e os fortes ventos dificultam os resgates no Rio Grande do Sul, onde mais de 400 cidades ainda sofrem com o impacto das enchentes. Como muitos municípios permanecem ilhados, autoridades alertam para o risco de hipotermia – longa exposição ao frio intenso – para aqueles que estiverem sem proteção.
+ Pimenta diz que governo estuda pagar famílias para abrigar vítimas das chuvas no RS
O tratamento da hipotermia é aquecer o organismo imediatamente. Portanto, deve-se chamar uma ambulância, fornecer uma bebida quente, cobrir a pessoa com cobertores e mantas térmicas, principalmente nas extremidades, e retirar qualquer roupa molhada.
Apelo por doações
O Rio Grande do Sul, assim como organizações e voluntários, continua arrecadando doações. Em meio ao frio, são solicitados moletons, calças, toucas, meias e cobertores. Diversos pontos estão coletando os itens, que serão enviados ao estado via aérea. É o caso do Correios, que conta com mais de 10 mil agências espalhadas pelo Brasil.