Chuva deixa 45 municípios de SP em atenção por risco de desmoronamento
Solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias aumenta risco de desmoronamentos; Defesa Civil pede atenção


Naiara Ribeiro
A sequência de dias chuvosos em São Paulo levou a Defesa Civil a ampliar o alerta para deslizamentos. Nesta terça-feira (10), 45 municípios do estado estão em estado de atenção, após volumes elevados de chuva nas últimas 72 horas, que deixaram o solo encharcado, especialmente em áreas de encosta e regiões já mapeadas como vulneráveis.
O estado de atenção indica chance de ocorrências em relação as chuvas e pede acompanhamento dos órgãos públicos. As Defesas Civis municipais intensificaram vistorias, reforçaram o monitoramento em áreas de risco e mantêm equipes de prontidão para agir rapidamente caso o cenário se agrave.
A orientação, nesses casos é para que moradores de áreas de risco fiquem atentos a sinais como rachaduras no solo, trincas em paredes, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas. Em caso de risco, a recomendação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Estado de atenção
Às 9h desta terça-feira (10), estas são as cidades em estado de atenção para deslizamentos no estado de São Paulo.
- Capital e Região Metropolitana: São Paulo, Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Santana de Parnaíba, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Mairinque, Salto, Cabreúva, Indaiatuba, Monte Mor e Campinas.
- Litoral paulista: Bertioga, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.
- Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira: Aparecida, Caçapava, Cunha, Jacareí, Lagoinha, Lorena, Monteiro Lobato, Redenção da Serra, São José dos Campos, Taubaté, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga.
- Interior e Circuito das Águas: Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cordeirópolis, Joanópolis, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedreira, Piracaia e Iperó.
Trânsito na cidade de São Paulo
Na capital paulista, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que há lentidão em diferentes regiões da cidade. Os dados são atualizados ao longo do dia, conforme as condições das vias.
Segundo a CET, o trânsito em São Paulo apresenta os seguintes índices de lentidão ás 9h da manhã:
- Norte: 117 km
- Oeste: 215 km
- Centro: 59 km
- Leste: 147 km
- Sul: 291 km
Falta de energia
Segundo a Enel, o fornecimento de energia segue em situação considerada normal. Às 9h desta terça-feira, havia registros pontuais de imóveis sem luz no estado.
Na capital paulista, 5.827 imóveis se encontram sem energia. Em Santana de Parnaíba, 673 imóveis estão sem fornecimento e em Embu, 591.
Previsão do tempo
A terça-feira começou com chuva fraca a moderada em áreas do centro, nordeste e faixa leste do estado, além da Região Metropolitana de São Paulo e do Vale do Paraíba. As temperaturas ficaram mais amenas por causa da nebulosidade.
Ao longo do dia, o tempo segue instável em todo o estado. A chuva pode ganhar força à tarde, principalmente no centro-norte, faixa leste, RMSP e Vale do Paraíba, com risco de novos transtornos em áreas onde o solo já está encharcado. No oeste paulista, a chuva deve ocorrer de forma mais isolada e sem volumes elevados.
Na capital, o sol aparece entre nuvens, mas há previsão de chuva forte em pontos isolados. A temperatura máxima deve ficar em torno dos 25 °C. No interior, os termômetros podem chegar aos 31 °C.









