Voluntários se mobilizam para ajudar atingidos pela enchente no Vale do Taquari (RS)
O salão transformado em um centro de distribuição em Lajeado recebe doações que chegam de todo o país
Donativos são enviados, a todo momento, aos municípios atingidos pela cheia histórica do Rio Taquari. Eles partem do Centro Regional de Doações de Lajeado, instalado no bairro Campestre e coordenado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul. São cestas básicas, comida pronta, fardos de água mineral, kits de higiene pessoal e produtos de limpeza, separados e organizados cuidadosamente por voluntários.
O salão transformado em um centro de distribuição recebe doações que chegam de todo o país. Bruno Paim, campeão mundial de mountain bike para pessoas com necessidades especiais, veio para o Rio Grande do Sul só para ajudar. Ele mora em Dourados, no Mato Grosso do Sul.
"Viemos de lá para cá com mais dois caminhões, carregados de alimentos, roupas e mais tudo que você imaginar", diz ele, em entrevista ao SBT Brasil.
O material recebido é distribuído em 23 cidades atingidas pelas inundações no Vale do Taquari. Tudo é feito de forma voluntária.
A água na casa da Cristiane da Rosa bateu 1,30 metros. Ela e a filha recém-nascida, Luanne, ficaram 16 dias em um abrigo. Agora, de volta para casa, são as doações que fazem com quem elas tenham força pra continuar.
"Ao invés de eu dar força pra ela, ela que me dá força", desabafa.