Sobe para 2 mil hectares área consumida pelo fogo no Parque Nacional de Brasília
Quase 500 brigadistas atuam no combate ao incêndio que começou no domingo (15)
Quase 500 profissionais atuam no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília desde o domingo (15). De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a área atingida pelo incêndio já chegou a 2 mil hectares. No último balanço, divulgado na tarde desta segunda-feira (16), o número estava em 700 hectares.
São quatro frentes de combate, todas concentradas na região leste do parque, que contam com 400 militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF); 26 brigadistas do ICMBio; 11 do Instituto Brasília Ambiental; e seis brigadistas do Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
+ Operações de combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília continuam nesta segunda
Três aeronaves, sendo duas do ICMBio e uma do Corpo de Bombeiros, atuam no lançamento de água para extinção das chamas. Um helicóptero disponibilizado pelos bombeiros também atua monitorando as áreas incendiadas.
A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar a origem do incêndio. Três agentes da PF estiveram no parque na manhã desta segunda. A principal hipótese é de incêndio criminoso.
+ Incêndios no Parque Nacional e em 14 outros locais deixam céu de Brasília encoberto por fumaça
Também hoje, o governo do Distrito Federal anunciou uma força-tarefa liderada pela Secretaria de Segurança Pública para apurar ações criminosas. Segundo o Executivo, investigações que já estão em andamento e apontam para suspeitos
João Morita, coordenador de manejo integrado do fogo do ICMBio, diz que o incêndio avançou de forma muita rápida por causa da baixa umidade e da velocidade dos ventos.
"A gente ainda tem incêndio dentro de mata de galeria, próximo dos córregos, o trabalho hoje de noite vai ser combater esses incêndios dentro das matas. Amanha de manhã a gente faz uma nova distribuição das equipes em campo para evitar novas reignições das linhas que foram combatidas hoje", explicou.
Até o momento, não há registro de prejuízos para a fauna do local, nem de animais resgatados. Por questões de segurança, o Parque Nacional de Brasília permanece fechado.