'Serviço 710' da CPTM para de funcionar nesta quarta-feira (27); entenda mudanças
Operação unia as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em viagens diretas; a partir de quinta-feira (28), ramais terão estação Palmeiras-Barra Funda como terminal

Emanuelle Menezes
O 'Serviço 710', que une as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em viagens diretas, será descontinuado a partir desta quinta-feira (28). Com o encerramento da operação integrada, os passageiros que precisarem seguir viagem devem realizar baldeação na estação Palmeiras-Barra Funda, na zona Oeste de São Paulo, que passará a ser terminal dos dois ramais.
+ Mudaram as regras para líquidos na bagagem de mão? Entenda a polêmica
O fim do serviço ocorre no mesmo dia em que a concessionária TIC Trens começa a transição para assumir a operação da Linha 7-Rubi. O ramal, que conecta São Paulo a seis cidades da Região Metropolitana (Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí), foi leiloado em fevereiro de 2024. A Linha 10-Turquesa não foi privatizada e continua, até o momento, a ser operada pela CPTM.
A integração entre as duas linhas atendia um total de 12 municípios: a capital paulista e 11 cidades da Grande São Paulo, promovendo viagens sem baldeação entre Rio Grande da Serra e Jundiaí e parando em 31 estações. A partir de quinta, os trens das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa terão a estação Palmeiras-Barra Funda como terminal, com os passageiros fazendo a transferência nas plataformas 5 e 6.

As mudanças que concentram cada vez mais linhas na estação Palmeiras-Barra Funda não são as únicas. Desde segunda-feira (25), a Linha 11-Coral, que antes ligava a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes (SP), à Luz, na região central de São Paulo, teve o trajeto estendido e também termina na Barra Funda. A ampliação funciona, por enquanto, em operação assistida e fora do horário de pico: das 8h às 15h30 e das 20h às 00h.
A estação da zona Oeste já recebe passageiros do Expresso Aeroporto, da Linha 3-Vermelha do Metrô e da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade em suas 10 plataformas. Ela também se conecta a terminais de ônibus interestaduais e municipais. Em nota, o governo do estado informou que quer consolidar a Barra Funda como um "novo hub do transporte público sobre trilhos em São Paulo".