Senacon notifica Latam após passageiros esperarem 8h por voo
Viajantes foram transferidos de um avião para o outro até conseguirem embarcar para Madri
Camila Stucaluc
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a companhia Latam Airlines Brasil sobre a denúncia de passageiros que esperaram oito horas para embarcar em um voo. O caso aconteceu no último fim de semana, em um voo de São Paulo para Madri, na Espanha.
Segundo denunciado à Senacon, os passageiros embarcaram às 22h no avião, que estava com saída prevista para às 23h. O grupo, no entanto, foram transferidos para outra aeronave por problemas técnicos, onde aguardaram até as 4h da madrugada, e depois retornaram ao portão de embarque. A decolagem ocorreu apenas às 6h.
Na notificação, a Senacon busca saber se houve assistência humana aos passageiros e se os viajantes foram devidamente informados sobre o motivo do atraso, como garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Uma situação como esta, que faz com que os clientes não recebam a assistência necessária e, até mesmo, percam trabalhos em razão de não conseguirem chegar aos seus destinos no horário, não pode passar em branco. Queremos respostas da empresa”, afirmou o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.
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Somente nos primeiros três meses de 2024, o portal consumidor.gov.br recebeu 8.894 queixas registradas contra a Latam, percentual de 37% do total de registros. Ofertas não cumpridas, demandas não resolvidas via Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), extravio de bagagem e cancelamento de voos são as reclamações mais frequentes.