Seis em cada dez empresários do Rio devem efetivar temporários após fim de ano, diz pesquisa
Levantamento aponta que maioria dos empregadores pretende manter parte dos contratados para a temporada de festas

Liane Borges
Seis em cada dez empresários do comércio varejista e do setor de serviços do Rio de Janeiro pretendem efetivar pelo menos um trabalhador temporário contratado para o fim de ano. O dado faz parte de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Fecomércio.
Entre dezembro e março, período de maior movimento por causa das altas temperaturas, o Rio deve receber quase seis milhões de visitantes, um aumento de 14% em relação à última temporada.
+ Gabarito da primeira prova do Enem 2025 é divulgado; veja como consultar
Com mais turistas, cresce também a demanda por atendimento no comércio e no setor de serviços, o que reforça a necessidade de ampliar equipes. Segundo a pesquisa, 58,9% dos empregadores pretendem efetivar pelo menos um funcionário após o período de festas.
Entre os empresários que pretendem contratar de forma permanente:
- 71,1% afirmaram que a efetivação acontecerá por aumento do quadro de funcionários.
- 11% disseram que vão aproveitar as vagas para substituir trabalhadores antigos.
Vagas e profissionais experientes em alta
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário estima que, entre outubro e dezembro, o país deve gerar cerca de 535 mil contratações, um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
+ Brasil ainda tem 60 casos confirmados de intoxicação por metanol; suspeitos chegam a 30
As empresas têm buscado profissionais mais experientes, muitos deles aposentados ou pessoas que retornam ao mercado de trabalho para reforçar as equipes durante o período de maior movimento.
Joaquim Paulo Lauria, diretor da (Associação Brasileira do Trabalho Temporário) Asserttem, explica:
“O pessoal de 40 a 45 anos está sendo muito procurado. Quem já se aposentou e tem experiência sabe tratar bem o público. A gente acha ótimo ver o pessoal da terceira idade sendo aproveitado.”
Para a especialista em empregabilidade Ylana Miller, a temporada pode abrir portas para quem busca um novo emprego:
“Você está ali mostrando como se relaciona, como aprende e como interage com a equipe. Demonstre seu melhor, porque essa vitrine pode levar a uma grande oportunidade futura e efetiva", destaca Ylana.









