Rio Grande do Sul deve enfrentar novos temporais ao longo desta semana
Bloqueio atmosférico ainda impede o avanço de frentes frias pelo interior do país
O Rio Grande do Sul deve enfrentar novos temporais ao longo desta semana, a partir desta segunda-feira (17).
Segundo informações da agência meteorológica Climatempo, a previsão do tempo relata um risco maior de chuvas mais fortes na metade norte do estado gaúcho, assim como em Santa Catarina.
+ El Niño chega ao fim, com previsão de La Niña; entenda o que pode mudar no clima
Mesmo antes disso, neste sábado (15), ventos fortes, granizo e chuva destelharam mais de 1.200 casas, quatro escolas, dois postos de saúde, um museu e a Secretaria Municipal da Saúde, em São Luiz Gonzaga (RS).
Além disso, a Defesa Civil em Eldorado do Sul (RS) avisou aos moradores em áreas de risco, por meio de um carro de som neste sábado (15), sobre o retorno da chuva ao município.
Interior do Brasil
Ainda de acordo com a agência, um bloqueio atmosférico ainda impede o avanço de frentes frias e de instabilidades sobre a maior parte do interior do Brasil.
Este mesmo bloqueio foi um dos principais causadores das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio deste ano.
O noroeste do estado gaúcho deve ficar em alerta nesta segunda (17), pois nessa região, ainda segundo a Climatempo, a chuva deve acontecer de “forma volumosa e com situação de perigo”, com raios e rajadas de vento acima de 91 km/h.
A região metropolitana de Porto Alegre, a Serra Gaúcha e a região dos Vales também devem ficar em atenção para temporais com rajadas de vento de 71 a 90 km/h.