Genial/Quaest: 83% dos brasileiros acreditam que o país está mais dividido
Percentual era de 64% no levantamento anterior, de outubro do ano passado
Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (10) aponta que 83% dos brasileiros acreditam que o Brasil está mais dividido, e 13% acham que o país está mais unido.
+ Podemos lança Soraya Thronicke como candidata à presidência do Senado
O percentual dos que o veem como mais dividido era de 64% no levantamento anterior, de outubro do ano passado. O número atual, ressalta o CEO da Quaest, Felipe Nunes, "é parecido com o observado logo após o 8/1 do ano passado". Na data, as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas por bolsonaristas inconformados com o resultado das eleições presidenciais de 2022.
A pesquisa divulgada hoje mostra ainda que entre os que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno em 2022, 73% acham que o país está mais dividido. Eram 43% em outubro de 2023. "Nesse segmento, a tendência era de ver um país mais unido ao longo do ano passado. Mas tudo parece ter mudado depois do ato de Bolsonaro na Paulista [em 25 de fevereiro]", diz Felipe Nunes.
O ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para 25 de fevereiro, na Avenida Paulista, reuniu milhares de pessoas na região. A Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP-SP), do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que discursou no evento, informou que a manifestação reuniu cerca de 600 mil. Já o Monitor do Debate Político no Meio Digital, projeto da Universidade de São Paulo (USP), estimou 185 mil pessoas no pico do ato, por volta das 15h.
Entre os que votaram em Bolsonaro no segundo turno, o pessoal dos que acreditam que o país está mais dividido é de 91%.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas, entre 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.