Professor viraliza ao reconhecer 30 alunos apenas pela voz em trend nas redes sociais
Vídeo foi refeito diversas vezes nesta semana, em alusão ao Dia dos Professores

Gabriela Belchior
TV Sorocaba SBT
Um vídeo publicado pelo professor de artes Caio Henrique Barros, da Escola Estadual Arquimínio Marques da Silva, em Sorocaba (SP), conquistou a internet nos últimos dias. Na gravação, ele recria uma trend famosa nas redes sociais em que pessoas tentam adivinhar quem está atrás delas apenas ouvindo a voz. A diferença? O educador aplicou o desafio com cerca de 30 alunos – e acertou todos!
A repercussão foi imediata. Em uma rede social, o vídeo já soma quase 2,5 milhões de visualizações, 180 mil curtidas e 5 mil comentários.
+ Professores já podem solicitar nova Carteira Nacional; saiba para que serve e como fazer
A trend foi refeita diversas vezes esta semana, devido ao Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro.
A proposta inusitada surgiu no bimestre passado como parte de uma atividade sobre elementos da música – como harmonia, timbre e melodia. Segundo o professor, a ideia foi uma forma de tornar o conteúdo mais leve e envolvente para os estudantes.
"A gente estava finalizando a sequência didática sobre música, e eu pensei: por que não usar essa trend como avaliação prática do que eles aprenderam?", explicou Barros.
Após obter autorização da direção da escola, ele compartilhou o vídeo nas redes sociais. O que ele não esperava era tamanha visibilidade. A empatia, o carisma e a conexão com os alunos chamaram a atenção dos internautas.
Para o professor, a convivência e o vínculo estabelecido com os alunos ao longo do ano letivo contribuíram para o sucesso da brincadeira. Ele destacou que esse tipo de proposta ajuda a aproximar os estudantes da arte de forma mais significativa: "A arte não está só no quadro ou no papel. Está na escuta, no olhar, na vivência. Quando o aluno se vê parte disso, tudo muda".
O vídeo é mais do que um viral: é um retrato de como o ensino pode ser transformador quando há envolvimento, criatividade e afeto.