Procon-SP pede esclarecimentos à Colgate após Anvisa suspender creme dental da marca
Órgão quer saber quais lotes foram afetados e novas orientações; consumidores relataram reações adversas

Camila Stucaluc
O Procon-SP pediu esclarecimentos à Colgate após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspender a venda do creme dental Colgate 'Clean Mint' no Brasil. Em notificação enviada na quinta-feira (27), o órgão solicitou que a empresa descreva as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema.
De acordo com a Anvisa, a decisão de suspender a produção e comercialização do creme dental ocorreu devido a relatos de reações adversas após o uso do produto – que trocou de formulação recentemente. Consumidores descreveram sintomas como feridas na boca, inflamações gengivais e inchaços que chegaram a impedir a alimentação.
Em função disto, e considerando ser um item de higiene pessoal, ou seja, com potencial de causar danos à saúde, o Procon-SP quer que a Colgate esclareça:
- Como o consumidor pode identificar os produtos interditados;
- Quais os lotes envolvidos;
- Quais as orientações prévias para os consumidores que tenham sido impactados ou que possuam produtos dos lotes interditados sobre como devem proceder;
- Outras providências relevantes em função da determinação da Anvisa.
+ Anvisa alerta sobre risco de botulismo pelo uso inadequado de botox; entenda
“A Colgate deverá enviar as informações em 24 horas, inclusive com imagens e até uma unidade (vazia) das embalagens do produto ‘Colgate Clean Mint’ para análise dos especialistas, já que também aspectos quanto à formulação e sua respectiva divulgação e publicidade deverão ser avaliados”, disse o órgão de defesa do consumidor.
Em nota, O Conselho Federal de Odontologia afirmou que "acompanha o tema e os encaminhamentos realizados pela ANVISA. O CFO também solicitou informações à empresa fabricante do produto e aguarda retorno. O Conselho reafirma o compromisso com a proteção da saúde bucal da população".