Prêmio Mulheres Inspiradoras homenageia lideranças dos negócios, cultura e ativismo social
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, Leila Pereira, do Palmeiras, e Zezé Motta estavam entre as premiadas
Ariane Ueda
Sob o tema "Mulheres Inspiradoras: Passado, Presente e Futuro", evento da plataforma Mulheres Empreendedoras celebrou as conquistas de lideranças femininas em diversas áreas e também reconheceu aquelas que, mesmo jovens, estão construindo um legado para as próximas gerações.
+ Mulheres ganham 20,7% a menos do que homens no Brasil, diz governo
Na cerimônia, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, nesta terça-feira (12), mais de 10 líderes femininas foram reconhecidas nas categorias Tecnologia e Ciência, Finanças, Comunicação, Saúde, Educação e Esportes. Entre as homenageadas estavam personalidades como Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil; Cristina Palmaka, presidente da SAP Latam; Leila Pereira, presidente do Palmeiras. A atriz e cantora Zezé Motta também foi celebrada como figura icônica da cultura brasileira.
Confira a lista completa de homenageadas:
- Homenagens especiais: Claudia Leitte e Fafá de Belém – cantoras
- Comunicação: Renata Lo Prete - TV Globo
- Tecnologia: Cristina Palmaka - Presidente da SAP LATAM
- Finanças: Tarciana Medeiros - Presidente do Banco do Brasil
- Cultura e artes: Zezé Motta - atriz e cantora
- Esporte: Leila Pereira - Presidente do Palmeiras
- Saúde: Magda Feres - Pesquisadora da Harvard University
- Social: Geyze Diniz - Cofundadora e Presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome
- Industrial: Karla Marques Felmanas - VP Cimed
- Diversidade e Gênero: Ana Carolina Querino - ONU Mulheres Brasil
- Inovação: Daniela Cachich - Presidente BU Beyond Ambev South America
- Educação: Fayda Belo - Advogada
Como foi a premiação
A abertura do evento contou com a participação de mulheres indígenas Suraras, do Tapajós, que protestaram com faixas contra o desmatamento da Amazônia e defenderam a demarcação de terras indígenas. Meninas consideradas prodígios de diversas regiões do Brasil também foram reconhecidas como "Mulheres Inspiradoras do Futuro".
"É importante ecoarmos vozes das mulheres que constroem esse país, trazendo a narrativa por meio da visão delas, em toda sua potência e diversidade. Essas que são inspiração para a nova geração de mulheres inspiradoras", diz Geovana Quadros, fundadora da plataforma Mulheres Inspiradoras.
A noite foi repleta de experiências que conectaram passado, presente e futuro, como um totem de inteligência artificial que destacava figuras femininas de impacto ao longo da história. A experiência sensorial foi outro destaque do evento: um aroma exclusivo da Floresta Amazônica perfumou o ambiente.
A cantora Fafá de Belém, uma das homenageadas, exaltou a riqueza da Amazônia. “A Amazônia tem que ser olhada nos olhos, precisamos de recursos, dinheiro, saneamento básico, mas, antes de tudo, ser olhada nos olhos, ouvida e respeitada. Quando falamos em COP30, é um canhão fabuloso para o nosso reconhecimento”, destacou, fazendo referência ao evento sobre mudanças climáticas que será realizado em Belém, em novembro de 2025.
Sobre a plataforma Mulheres Inspiradoras
Fundada por Geovana Quadros, a plataforma Mulheres Inspiradoras é um movimento pioneiro que reúne mais de 1000 mulheres líderes de empresas de destaque. É parceira oficial da ONU Mulheres no Brasil e tem como madrinhas a apresentadora Ana Furtado e a cantora Claudia Leitte.