Prédio ocupado na zona norte de SP sofre reintegração de posse
Moradores afirmam que edifício está abandonado há 20 anos e não tiveram tempo para se organizar; 108 famílias vivem no local
Primeiro Impacto
Aproximadamente 540 pessoas, sendo 120 crianças, de 108 famílias, sofreram uma reintegração de posse em um prédio ocupado na zona norte de São Paulo, na manhã de terça-feira (16).
Segundo moradores, o edifício está abandonado há 20 anos. O condomínio fica na avenida Santa Inês, no bairro do Mandaqui. Viaturas da Polícia Militar e da Tropa de Choque estavam no local. Um caminhão da Enel também foi deslocado, para desativar a energia elétrica.
A situação causou temor nos moradores: um deles, idoso e morador do 4º andar, está acamado e necessita do fornecimento de oxigênio e, consequentemente, da energia. Pelo menos uma pessoa passou mal e precisou ser socorrida pelos bombeiros.
De acordo com uma representante, a notificação da liminar exigindo a saída chegou na última sexta-feira (12), com saída até terça. A situação causou tensão, já que crianças frequentam creches e escolas na região. A PM deu 30 minutos para que o grupo se organize para deixar o local.
“Esse prédio está abandonado há 20 anos sem cumprir função social e eu gostaria que as pessoas que estivessem nos ouvindo, que os órgãos públicos viessem trazer um atendimento a essas famílias, porque são vulneráveis, dignas, e estamos vendo essas crianças idosos, acamadas. Tem pesos passando mal nesse momento. Porque, até o momento, nenhum órgão competente apareceu”, afirmou. “As famílias vão ficar na rua”, lamentou Geni.
Segundo um oficial de justiça que foi cumprir a determinação no local, a decisão foi expedida há um ano e, desde então, não foi informado se a prefeitura prestou auxílio às famílias. De acordo com os moradores, a juíza Daniela Claudia Herrera Ximenes determinou a desocupação sem dar um prazo para que eles consigam uma nova moradia.