Brasil

Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2025 começa nesta segunda (17)

Ausência por problemas logísticos e doenças infectocontagiosas estão entre as condições elencadas

Imagem da noticia Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2025 começa nesta segunda (17)
Reaplicação do Enem 2025 acontece em dezembro | Agência Brasil
Publicidade

Os candidatos faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano poderão solicitar, a partir desta segunda-feira (17), a reaplicação da prova. O processo deve ser realizado por meio da Página do Participante, até o dia 21 de novembro.

Podem solicitar a reaplicação candidatos afetados por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica. O mesmo vale para aqueles que faltaram por sintomas de doenças infectocontagiosas, como Covid-19, tuberculose, influenza e sarampo. Neste último caso, a solicitação deve ser acompanhada por documentos comprobatórios, que será analisado pelos aplicadores.

Aqueles que perderam a prova por motivos que não se enquadram no edital não têm direito à reaplicação. Caso o estudante tenha comparecido a apenas um dia, será considerado ausente no outro e terá as notas divulgadas no boletim de desempenho individual. As pontuações, no entanto, servirão apenas para autoavaliação de conhecimento.

+ Gabarito do 2º domingo de prova do Enem será divulgado dia 20; veja correção extraoficial

O Enem 2025 foi aplicado nos dois primeiros domingos de novembro (9 e 16), abrangendo, como de costume, questões sobre linguagens e ciências humanas no primeiro dia, além de redação, e de matemática e ciências da natureza, no segundo. A ordem das questões será a mesma no dia da reaplicação, marcada para 16 e 17 de dezembro.

O que é o Enem?

O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de iniciativas do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições portuguesas.

Além disso, nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado para a conclusão do ensino médio. Mais de 98 mil estudantes maiores de 18 anos solicitaram a certificação pelo exame em 2025. Para isso, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação.

O Enem 2025 foi aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro em função 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). As provas ainda serão reaplicadas na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingida por um tornado, nos 16 e 17 de dezembro.

Ao todo, mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Enem neste ano, superando o número de 2024, quando 4,3 milhões se cadastraram para fazer a prova. O número de inscritos também é 38% maior quando comparado ao registrado em 2022.

Confira o cronograma completo:

  • Aplicação de prova: 09 e 16/11
  • Aplicação de prova em Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará: 30/11 e 07/12
  • Aplicação de prova em Rio Bonito do Iguaçu: 16 e 17/12
  • Reaplicação da prova: 16 e 17/12
  • Divulgação do resultado: 16/01/26
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade