Porto Alegre retoma operação de estação de águas que atende 9 mil pessoas
Abastecimento das ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros deve começar ao longo deste domingo
Guilherme Resck
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre restabeleceu, no sábado (8), o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) das Ilhas. A ETA estava desativada desde 4 de maio, por casa de uma enchente que a atingiu. Ela é responsável pelo abastecimento do bairro Arquipélago e atende cerca de 9 mil pessoas.
+ Mutirão recolhe mais de 60 quilos de lixo em praia no Rio de Janeiro
Uma força-tarefa iniciou os trabalhos de limpeza, recuperação e substituição de equipamentos da estação no começo da semana passada, após a baixa do Rio Guaíba na região.
"Com a retomada da operação, o abastecimento da região é gradual e pode levar mais tempo nas áreas mais afastadas da rede", ressaltou a prefeitura, em nota.
Os moradores atendidos pela ETA vinham sendo abastecidos por caminhões-pipa. Ainda de acordo com a prefeitura, a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ilhas, que faz a distribuição da água, foi religada na tarde de sábado. A expectativa era de que o abastecimento na Ilha da Pintada normalizasse na última noite ou madrugada deste domingo (9).
O abastecimento das ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros começaria na sequência, possivelmente ao longo deste domingo.
"É possível que sejam constatadas fugas de água em alguns pontos da rede, o que pode impactar no restabelecimento do sistema de distribuição nos próximos dias", disse a prefeitura.