Planetas do Sistema Solar estarão alinhados no céu nesta sexta (28)
Alinhamento total poderá ser observado no Brasil logo após o pôr do sol

SBT News
Todos os planetas do Sistema Solar, que inclui Terra, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio, vão se alinhar nesta sexta-feira (28). O fenômeno poderá ser observado no Brasil cerca de 30 minutos após o pôr do sol.
+ Chance de asteroide YR4 colidir com a Terra em 2032 cai para 1,5%
Embora o termo "alinhamento dos planetas" seja popular, ele não descreve exatamente o fenômeno observado. De acordo com o Observatório Nacional, o correto é "desfile de planetas", já que eles não estariam perfeitamente alinhados e não é possível ver isso de fora do planeta Terra ou mesmo em terra firme. A astrônoma do órgão, Dra. Josina Nascimento, explica:
"Os planetas parecem formar um arco no céu quando observados da Terra. Esse arco ocorre porque todos os planetas orbitam o Sol praticamente no mesmo plano, conhecido como plano da eclíptica."
Uma das informações falsas, que estão circulando nas redes sociais, é que o "alinhamento" pode gerar fenômenos e desastres naturais na Terra por conta da gravidade dos planetas. Por mais que pareçam estar próximos, os astros estão muito distantes, com influência gravitacional mínima. Sendo impossível qualquer incidente.
O evento também não é considerado raro, porém não deixa de ser algo curioso e bonito de se admirar. Três planetas podem ser vistos a olho nu: Marte, Vênus e Júpiter. Para observar, basta encontrar um local com pouca luz, em que o horizonte oeste esteja sem obstáculos, como prédios ou árvores, e o céu esteja limpo, sem nuvens.
A descrição do fenômeno, segundo especialistas do Planetário do Ibirapuera, é a proximidade entre planetas reunidos em um dos lados do Sol. Existem tipos de "alinhamento", sendo eles o minialinhamento (com três planetas), pequeno alinhamento (com 4 planetas), grande alinhamento (com 5 ou 6 planetas) e alinhamento total (todos os planetas do Sistema), que poderá ser observado ao anoitecer desta sexta-feira.
+ Meteoro é avistado durante o dia em cidade do RS; veja vídeo
Essa não será a única data do fenômeno astronômico no Brasil em 2025. De 12 a 20 de agosto, antes do Sol nascer teremos todos os planetas ao mesmo tempo visíveis no céu.
Inclusive, no dia 12 de agosto, haverá uma conjunção entre os dois astros mais brilhantes do céu: Vênus e Júpiter. Os dois estarão aparentemente muito próximos e esse fenômeno será ainda mais bonito a olho nu, de acordo com informações do Observatório Nacional.