PF e Ministério da Agricultura fiscalizam indústrias de bebidas em MG, SC e SP
Autoridades coletaram amostras de produtos produzidos e armazenados; material será enviado a laboratórios para análise químico-sanitária

Felipe Moraes
A Polícia Federal (PF) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizaram nesta sexta-feira (3) nova etapa de fiscalização em indústrias de bebidas. Ações ocorreram em cidades de três estados, Minas Gerais (Poços de Caldas), Santa Catarina (Chapecó e Joinville) e São Paulo (Campinas), em meio a dezenas de casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas. Uma morte foi confirmada em SP e outras seguem sob investigação.
+ Homem morre com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
Autoridades coletaram amostras "representativas" tanto de produtos produzidos quanto armazenados pelas empresas fiscalizadas. Materiais serão enviados a laboratórios para análise químico-sanitária.
"As verificações buscam identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação", informou a PF.
+ Fomepizol: Anvisa consulta órgãos internacionais para disponibilizar antídoto do metanol