Pesquisa Quaest: 86% dos brasileiros acreditam que a polícia prende criminosos, mas que a Justiça solta
Levantamento ouviu 2.004 pessoas sobre o tema de segurança pública

SBT News
A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (30) mostra que 86% dos brasileiros entrevistados concordam com a afirmação de que a polícia prende criminosos, mas que a Justiça os solta devido à legislação brasileira ser “fraca”. Outros 11% discordam, 2% não souberam responder e 1% não concordam nem discordam. O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 31 de março e ouviu 2.004 pessoas.
+ Pesquisa Quaest: 38% avaliam negativamente atuação de Lula na segurança pública
Quando o tema é violência e crime organizado, 86% dos entrevistados consideram que a responsabilidade é tanto do governo federal quanto dos estaduais. Para 9%, a responsabilidade é exclusivamente estadual, enquanto 6% não souberam opinar. Ainda segundo o levantamento, 70% acreditam que a violência é um problema de âmbito nacional, enquanto 26% consideram que é uma questão regional.
Sobre o armamento da guarda municipal, 54% acreditam que isso ajuda a reduzir a criminalidade, enquanto 43% discordam e 3% não souberam responder.
Em relação à percepção da violência no último ano, 47% afirmam que ela aumentou, 36% acham que se manteve no mesmo nível e 15% acreditam que diminuiu. Apesar da sensação de insegurança, 58% disseram que não foram assaltados nem conhecem alguém próximo que tenha sido. Outros 20% afirmaram conhecer algumas pessoas que foram vítimas, e 9% disseram conhecer apenas uma pessoa.
+ Oposição protocola requerimento para CPI do INSS e pede saída de Carlos Lupi