Pane afeta circulação de trens na Linha 8-Diamante da CPTM, operada pela ViaMobilidade
Curto-circuito provocou danos à estrutura e afetou a operação entre Barueri e Itapevi; técnicos trabalham para normalizar o serviço até sábado (05)

SBT News
Os trens da Linha 8- Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passaram a circular com maior intervalo e velocidade reduzida nesta sexta-feira (04) em função de um curto-circuito na linha aérea entre a Estação Júlio Prestes à Estação Amador Bueno, em Itapevi. Ninguém ficou ferido, mas o incidente assustou quem estava nos trens e moradores do entorno que viram uma espécie de "explosão".
Imagens que circulam nas redes sociais mostram passageiros saindo dos trens em meio ao trilho depois do clarão que a pane provocou.
Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação do trecho ferroviário, o problema foi causado por uma falha no pantógrafo, aparelho que capta a energia aérea e permite o funcionamento do trem. O defeito provocou superaquecimento e danificou um poste de sustentação próximo à estação Engenheiro Cardoso, afetando a circulação entre as estações Barueri e Itapevi.
Para minimizar os atrasos no pico da tarde, a concessionária colocou em operação o sistema "Y" entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Barueri, que permite que os trens retornem a uma estação específica, sem precisar terminar o trajeto.
Técnicos trabalham no local fazendo os reparos e a previsão é que o serviço seja normalizado no início da operação de sábado (05).