Publicidade
Brasil

Sudeste tem alerta de risco muito alto para desastres naturais com previsão de chuvas no final de semana

Além disso, Inmet emitiu alerta de perigo vermelho em todas as regiões do país

• Atualizado em
Publicidade

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu, nesta sexta-feira (4), uma atualização dos alertas de risco de eventos geo-hidrológicos. As chuvas previstas em todo país neste fim de semana podem causar desastres naturais, como deslizamentos de terra e alagamentos, principalmente na região Sudeste.

Petrópolis (RJ) apresenta a classificação "muito alta" no relatório do órgão por causa dos temporais persistentes na região. Os novos alertas também incluíram Juiz de Fora (MG) e Cachoeiro de Itapemirim (ES) com risco alto para deslizamentos, principalmente no sábado (5) e no domingo (6).

+ Minha Casa, Minha Vida é ampliado pelo governo para famílias com renda de até R$ 12 mil

Os acumulados de chuva podem superar os 300 milímetros em algumas regiões nesse fim de semana, segundo o Climatempo. O volume pode superar a média para todo o mês de abril no Rio de Janeiro.

Saiba quais são as áreas de risco hidrológico, segundo a previsão do Cemaden, para esta sexta-feira:

  • Alto

Região Sudeste: São Paulo e São José dos Campos (SP), principalmente nos municípios litorâneos da Baixada Santista e Litoral Norte paulista; Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ), com enxurradas e inundações em rios urbanos e rurais.

  • Moderado

Região Sudeste: Campinas e Sorocaba (SP), com destaque para o litoral sul paulista; Juiz de Fora e Pouso Alegre (MG), Volta Redonda, Macaé e Campo dos Goytacazes (RJ), e Cachoeiro do Itapemirim (ES) devem sofrer alagamentos pontuais por causa de temporais.

Região Nordeste: São Luís (MA) e Fortaleza (CE) podem sofrer inundações devido a pancadas de chuva intensas.

Região Norte: Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA), principalmente nas áreas metropolitanas, que podem sofrer inundações pontuais devido a pancadas intensas de chuva.

Mapa de previsão de riscos hidrológicos do Cemaden | Reprodução Cemaden
Mapa de previsão de riscos hidrológicos do Cemaden | Reprodução Cemaden

Perigo Vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou os perigos e emitiu sete alertas simultâneos de perigo potencial, perigo e grande perigo em todas regiões do país. De acordo com o comunicado, o pico dos fenômenos deve ser atingido no sábado.

O aviso de perigo vermelho atinge os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de temporais acima de 100 milímetros em 24h e ventos de até 100 km/h. Região Metropolitana, Costa Verde, Baixada Litorânea, Região Serrana e Vale do Paraíba (RJ), além da Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Vale do Paraíba (SP) devem ser as áreas afetadas.

A classificação laranja abrange Minas Gerais, Espírito Santo e outras áreas paulistas e cariocas, com chuvas entre 50 e 100 mm/dia, no Sudeste. Na região Sul, Paraná e Santa Catarina são atingidas. Já no Centro-Oeste, o alerta afeta Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Na região Norte, também fazem parte áreas dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Roraima.

+ Mega-Sena acumula e sorteio deste sábado (5) terá prêmio de R$ 60 milhões

Segundo o Inmet, perigo em potencial, com chuvas moderadas e ventos até 60 km/h, pode ser esperado nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Maranhão, Rio Grande do Norte, Amapá, Pará e Tocantins estão entre os estados afetados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem apresentar queda de temperatura de 3°C a 5°C, com possibilidade de geada.

Veja os alertas emitidos pelo Inmet:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade