INMET alerta que onda de calor cederá lugar a frente fria e temporais; veja previsão para seu estado
Aproximação da primavera trará mudanças significativas nas temperaturas do Brasil

Caroline Vale
Os últimos dias do inverno no Brasil serão marcados por temperaturas atípicas em diversas regiões. Segundo o Climatempo, uma nova onda de calor teve início nesta quinta-feira (18) e deve se estender até o início da primavera, que em 2025 começa oficialmente em 22 de setembro (segunda-feira).
+ Ondas de calor: como se proteger em temperaturas extremas?
Entre os dias 18 e 22 de setembro, o país registrará a sexta onda de calor do ano. Estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Pará e Piauí podem registrar temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média para setembro.
No entanto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a aproximação da primavera trará uma mudança significativa nas condições climáticas em parte do país já no sábado (20).
+ SP: Ibirapuera recebe festival medieval no fim de semana; veja detalhes
Quais estados enfrentarão a frente fria?
Entre sábado e quarta-feira (24), uma intensa frente fria avançará sobre o Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte, provocando temporais. Com a chegada da massa de ar frio e seco, a temperatura despencará, com previsão de geada, descargas elétricas e rajadas de vento no Sul, e friagem no Norte.
Já no sábado, os temporais devem atingir áreas do Rio Grande do Sul. Não se descarta a possibilidade de queda de granizo e acumulados significativos de chuva.
+ COP 30: ONU oferecerá subsídio a países em desenvolvimento para compensar hospedagem cara
Com o avanço da frente fria no domingo, as áreas de instabilidade se espalharão por toda a região Sul e chegarão a áreas do Mato Grosso do Sul, podendo atingir o extremo sul e sudoeste de São Paulo no final do dia.
Na segunda-feira (22), a frente fria deverá chegar de vez ao Sudeste, avançando também pelos estados do Centro-Oeste, onde provocará temporais e poderá chegar ao sudoeste da Amazônia. O frio será mais forte no RS, com declínios de temperatura expressivos.
Com o deslocamento da massa de ar frio ao longo da semana, a queda da temperatura ocorrerá também nas demais áreas do Centro-Sul e até do Norte.
O INMET alerta que as previsões podem ser atualizadas diariamente e recomenda o acompanhamento constante das condições do tempo.








