Onça-pintada chega de avião a zoológico em plano de conservação da espécie
Transporte feito pelo Avião Solidário da LATAM reduziu para cerca de 4 horas o deslocamento; tempo original era de ao menos dois dias

Gabriel Sponton
A onça-pintada Ruana, jovem fêmea de três anos, foi transportada de avião para o Zoológico de São Paulo nesta sexta-feira (16). O programa Avião Solidário da Latam permitiu a redução no tempo de deslocamento para 4 horas, sendo que a previsão original para transporte terrestre era de ao menos dois dias.
+ EUA investiram mais de US$ 1 bilhão para conter gripe aviária que desestabilizou mercado
A onça saiu de Marabá (PA) e desembarcou em Guarulhos (SP) e chega ao zoológico com o intuito de auxiliar na diversidade genética e o manejo responsável da espécie. A ação foi realizada em parceria com o BioParque Vale Amazônia, onde Ruana nasceu, o Zoológico de São Paulo, e a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), além da autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Desde 2012, o programa Avião Solidário da Latam, em conjunto com outras instituições, já realizou o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais no Brasil.