Oito municípios do Maranhão decretaram situação de emergência após fortes chuvas
Segundo a Defesa Civil do Estado, 438 famílias estão desabrigadas e 845 desalojadas
SBT News
O Maranhão sofreu, nos últimos dias, com fortes chuvas, que provocaram a elevação do nível dos rios. A alta levou oito municípios a declararem situação de emergência. Segundo a Defesa Civil do Estado, 438 famílias estão desabrigadas e 845 desalojadas. Nesta sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas para todo o Estado que valem até sábado (23), de chuvas e ventos fortes.
+ Com previsão de fortes chuvas, Rio de Janeiro decreta ponto facultativo
Municípios em estado de emergência no MA
Estão em situação de emergência por causa das cheias dos rios Mearim, Pindaré e Itapecuru as cidades:
- Formosa da Serra Negra;
- São Roberto;
- São João do Sóter;
- Tuntum;
- Monção;
- Pindaré-Mirim;
- Conceição do Lago Açu;
- Trizidela do Vale.
Alertas para sábado (23)
Segundo o Inmet, há alerta de perigo potencial para a região, no sábado (23). A previsão é que norte, leste, centro e sul maranhense sejam afetados. O instituto ainda aponta:
- Previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas;
+ Governo faz alerta à região Sudeste sobre fortes chuvas dos próximos dias
- Previsão de maior volume de chuvas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta vale para o norte, oeste e centro maranhenses.
Defesa Civil
As orientações da Defesa para os moradores da região são:
- Não se abrigar embaixo de árvores em caso de rajadas de vento, uma vez que há risco de queda de galhos e de descargas elétricas;
- Não estacionar veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda;
OBSERVAÇÃO: Se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Para acionar o Corpo de Bombeiros é só discar: 193.