O que acontece quando uma questão do Enem é anulada?
Ministério da Educação anulou três questões do exame após suspeita de vazamento


Gabriela Belchior
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira (18) que irá anular três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e acionará a Polícia Federal.
A decisão ocorreu após a repercussão de uma live feita cinco dias antes da prova de Matemática e Ciências da Natureza, na qual o estudante Edcley Teixeira apresentou ao menos cinco questões praticamente idênticas às que apareceram no exame.
+ Enem teve cerca de 70% de presença "sem intercorrências graves", afirma ministro da Educação
Mas o que acontece quando uma questão é anulada?
De acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de cálculo para avaliação da prova, os candidatos não são prejudicados. A parte negativa é o tempo que o candidato pode ter gasto no dia da prova. Este não será recuperado.
Quando uma questão é anulada, ela simplesmente deixa de ser considerada no cálculo da nota final, para todos os candidatos.
O cálculo para a nota final é feito através de uma junção de critérios, que vão além de contar erros e acertos. A correção do exame avalia a consistência das respostas dos alunos. São consideradas:
- Discriminação: poder que cada questão possui de diferenciar participantes que dominam a habilidade avaliada daqueles que não dominam;
- Dificuldade: classifica se a questão é fácil, média ou difícil;
- Acerto casual: probabilidade de um participante acertar a questão no "chute", sem necessariamente ter domínio do tema.
+ Enem em outros países? Entenda o que poderá mudar na edição de 2026








