Brasil

MEC anula três questões do Enem 2025 e aciona PF

Decisão ocorre após estudante de medicina exibir em uma live ao menos cinco questões quase idênticas às que apareceram no exame

Imagem da noticia MEC anula três questões do Enem 2025 e aciona PF
Foto: Reprodução/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira (18) que irá anular três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e acionará a Polícia Federal.

A decisão ocorre após a repercussão de uma live feita cinco dias antes da prova de Matemática e Ciências da Natureza, na qual o estudante Edcley Teixeira apresentou ao menos cinco questões praticamente idênticas às que apareceram no exame.

+ Veja o que pode ter levado à anulação de questões do Enem 2025

Edcley, estudante de medicina no Ceará e vendedor de consultorias para vestibulandos, afirma ter “previsto” as perguntas sem acesso prévio ao material sigiloso. Segundo ele, as coincidências seriam resultado de um método próprio baseado em “algoritmos” e na análise da estrutura histórica das provas.

O estudante de medicina diz ter participado da edição mais recente do Prêmio Capes Talento Universitário, voltado a estudantes de graduação, e que algumas questões usadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) seriam posteriormente incorporadas ao banco do Enem. Ele afirma ter memorizado perguntas e replicado parte delas em seus materiais e lives.

Em nota, o MEC afirmou que o Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para calcular os resultados e reforçou que nenhuma questão foi reproduzida integralmente na edição de 2025. A pasta diz ter identificado apenas “similaridades pontuais” nas questões mostradas nas redes sociais.

"O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição", afirmou o MEC em nota.

A Polícia Federal foi acionada para investigar eventual quebra de sigilo, autoria da divulgação e possíveis atos de má-fé.

+Enem em outros países? Entenda o que poderá mudar na edição de 2026

Publicidade

Assuntos relacionados

Enem
MEC
Polícia Federal
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade