Número de mortos em assaltos quase dobra no Rio em 2026, aponta levantamento
Dados do Instituto Fogo Cruzado apontam média de uma morte a cada dois dias na Região Metropolitana


Naiara Ribeiro
Pelo menos 16 pessoas morreram baleadas durante assaltos ou tentativas de assalto na Região Metropolitana do Rio de Janeiro em 2026, segundo dados do Instituto Fogo Cruzado. O número é quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, entre 1º e 26 de janeiro de 2025, quando nove mortes foram contabilizadas. A média atual é de uma morte a cada dois dias nesse tipo de crime.
O caso mais recente ocorreu na noite do último domingo (25), em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio. O entregador Paulo Vitor de Souza Lopes, de 22 anos, foi morto a tiros enquanto realizava uma entrega na Avenida Cesário de Melo. Ele trabalhava em uma pizzaria de Campo Grande e, após ser atingido, teve a motocicleta roubada.
Além das vítimas fatais, outras 12 pessoas ficaram feridas em ocorrências semelhantes neste ano, totalizando 28 pessoas baleadas em assaltos ou tentativas de assalto. Entre os atingidos estão dois entregadores e cinco agentes de segurança que estavam fora de serviço no momento dos crimes.
No mesmo intervalo de 2025, foram registradas 27 pessoas baleadas na região metropolitana do Rio, sendo nove mortes e 18 feridos. Entre as vítimas estavam dois agentes de segurança e um entregador.









